A We Plant Atelier nos ensina como parar de matar nossos cactos ;p

As suculentas e os cactos estão entre as plantinhas preferidas de quem mora em apartamento. Todo mundo diz que elas são super fáceis de cuidar, até a hora que a gente tem uma em casa. Porque é mais ou menos assim: “existem dois tipos de pessoa no mundo: os que sabem cuidar de um cactos e os que matam o pobre coitado”. A gente trouxe nossa parceira, a We Plant Atelier & Flowershop, para dar dicas sobre como não passar mais vergonha afogando suas suculentas. Vem ver:

Maria Bedrikow é formada em Arquitetura e Urbanismo, mas sempre se encantou com plantas, natureza, arranjos feitos em casa. Foi lá em 2013 que a Maria descobriu uma nova paixão: os terrários. Com essa inquietação em mente ela decidiu transformar os arranjos de flores que ela colhia no seu jardim em negócio. Em 2015, surgiu a We Plant Atelier & Flowershop. Terrários, plantinhas em vasos de cerâmica, arranjo de flores com cara de colhido no jardim, assimétricos, misturando galhos, sementes e folhagens diferentes… um estilo mais solto e tranquilo.

A We Plant Atelier & Flowershop já ajudou a gente em alguns posts DIY, e dessa vez as meninas foram responsáveis por trazer toda a beleza dos cactos e suculentas pras fotos do catálogo da campanha Mãe Melhor Colo. Se precisamos de plantas bonitas, nada melhor que falar com especialistas, não é mesmo? A ideia de trabalhar com plantas de uma forma mais solta e simples encantou a gente.

Se liga no que a Maria tem a dizer sobre as escolhidas: “As suculentas estão super em alta na decoração, acredito que pela diversidade de cores e espécies, pela facilidade de manutenção e cuidados nas nossas vidas agitadas. Elas se originaram no deserto, e esse termo, suculenta, designa plantas que conseguem armazenar água seja na sua raiz, tronco ou caule”.

Se você também é do time que nunca consegue cuidar de cactos e suculentas, chega mais que a Maria selecionou dicas espertas pra isso não acontecer de novo:

  1. É bom lembrar que elas vivem com pouca água e muita luz, mas a quantidade depende do tamanho e tipo de vaso e do local em que ele se encontra.
  2. Os terrários, por exemplo, não devem levar sol direto e sim muita luz indireta. Devido ao nosso clima e umidade elevada, o ideal é regá-las diretamente na terra, sem molhar as folhas, a cada 1 a 2 semanas, e observá-las.
  3. O substrato ideal (a terra do vaso!) para as suculentas é arenoso, uma mistura de terra preta e areia é a solução ideal. Já contamos aqui, quando elas nos ensinaram como fazer mini jardins.

Fiquem ligados no Instagram e Facebook lá da We Plant pra saber mais dicas de como cuidar das plantinhas. <3

E se nem assim você se convenceu a ter uma plantinha, que tal tentar fazer uma plantinha de pedra? Sim, vem aqui que a gente explica como. Você também pode dar uma espiada em como fazer vasos decorados e até um suporte aéreo pras plantinhas.

Crédito imagens: 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6