Dicas para cuidar de flores dentro de casa

Quem tem plantas em casa sabe como faz diferença no dia a dia. A decoração fica mais bonita, o ambiente mais leve e as pessoas mais felizes (se você acha que é exagero, faz o teste!).

E pode ser no quintal, na varanda ou dentro de casa. Qualquer lugar é lugar :)

Se você tinha dúvida de como começar, aqui tem todas as informações básicas dos cuidados que você vai precisar ter:

1. Com que frequência regar?
Cada planta tem o seu tempo. Mas supondo que a sua goste de água (que não é o caso, por exemplo, das suculentas), você pode checar como está a terra. Se estiver úmida, não precisa regar. Aí aos poucos você percebe com que frequência você vai precisar ter esse cuidado. Nunca deixe o solo encharcado com água boiando, porque isso pode apodrecer a terra.

2. Como regar?
Sempre na raiz (e não nas folhas). E nunca molhe demais ou deixe água boiando sobre a terra.

3. Quando regar?
De modo geral, a melhor hora para fazer isso é pela manhã. A não ser que ela esteja em contato direto com o sol: aí ela pode ser regada no fim do dia pra não evaporar a água.

4. Como limpar?
Sabia que a poeira prejudica o processo de fotossíntese? Uma esponja umedecida com água e sabão neutro resolve o problema (se a folha for aveludada, só um pano seco é o suficiente).

Jardim Vertical | Vasos de cimento | Kit Jardinagem

5. Quando colocar no sol?
Essa resposta varia muito de acordo com cada planta. Tem aquelas que precisam de sol o dia todo, aquelas que precisam de sombra e aquelas que nunca podem ir para o sol… O ideal é saber de onde a planta vem para saber como ficar o mais próximo possível desse ambiente. Além do sol, é bem importante cuidar com quanto vento ela pode receber.

6. Quando colocar adubo no solo?
Pelo menos uma vez por ano é bom que você coloque adubo no solo. E mexer nela de vez em quando é bom para aumentar a oxigenação no solo.

7. Como saber se ela está saudável?
Na maioria das vezes, as folhas que vão amarelando indicam luz em excesso. Se elas estiverem escurecendo, quer dizer que você precisa colocar mais no sol. Lembre de sempre tirar as folhas e galhos secos (é bom deixar um pedacinho desse galho também, e não cortá-lo rente à raiz).

Agora já dá pra começar a escolher as plantas que se adaptam melhor ao seu cantinho! Se precisar de uma ajuda pra vasinhos, pro jardim vertical, cola aqui ou na Imaginarium mais próxima. ;)