Jetsons: o que já se tornou realidade (ou não)

Quem lembra de assistir Os Jetsons na TV? O desenho foi ao ar em 1962 e em 1985. Apesar disso, já se pensava lááá na frente. Enquanto a dupla de criadores Hanna-Barbera tinham Flinstones, essa era uma versão futurista.

Será que algumas coisas já aconteceram? Tá certo que a gente ainda não chegou em 2062, ano que o desenho acontece, mas algumas coisas já se tornaram realidade. Espia só:

Robôs em casa?

Lembram da Rosie, a empregada? Ela era o robô que trabalhava na casa dos Jetsons fazendo as tarefas domésticas, como cozinhar e limpar. Na história, ela já é uma modelo fora de linha, mas eles a amavam tanto que nunca trocaram por uma versão mais nova, rs. <3

Na vida real, ainda não é bem assim, mas, ó, tá tudo caminhando pra isso. Cientistas na Coréia do Sul já criaram em 2010, um que limpa a casa, coloca a roupa na máquina de lavar e esquenta a comida no microondas. No Japão em 2012, o robô criado serve as pessoas, organiza a casa e joga o lixo no cesto. E nesse fim desse ano, no Japão, a Toyota lançou um modelo que já está à venda e cabe na palma da mão: é pra ser uma companhia, já que inicia conversa, lembra do que já foi conversado, lê as expressões faciais e até entende as emoções.

Carros voadores?

No desenho, a gente não iria dirigir em estradas e sim no ar! Lembra desses carros voadores que eles usavam? De novo: ainda não chegamos, mas estamos quaaaase. Eles já existem e vão ser entregues até 2020 para quem comprou – é só pagar o precinho de uns 4 milhões de reais. E teve uma coisa que não preveram nos Jetsons: carro autônomo!

Vídeo Chamada?

Ver a pessoa em vez de só ouvir a voz? Parecia distante, mas pra gente já é comum. Essa eles acertaram – e foi beeem antes de 2062 e tá na palma da nossa mão, só ter uma internet com celular.

Cidade flutuante?

Lembra aonde os Jetsons moravam? Eram como edifícios beeem altos e distantes do chão. E ainda podiam ser levantados pra cima ou pra baixo das nuvens, dependendo das mudanças climáticas. Não aconteceu, mas algo bem parecido tá nas planos – so que em vez de ir tão alto, é no meio do mar. Sabia que em 2018 existem planos de construir uma cidade flutuante no meio do Pacífico?

Despertadores que falam?

Sim, esse futuro já chegou! A Siri do iOS faz esse papel muito bem. E não só pra configurar alarme, mas também pra várias outras funções (e até um pouco de personalidade própria!).

E agora coisas que não aconteceram, mas bem que a gente queria, hein?

Pra comer em casa…

Pra fazer as malas…

Pra escovar os dentes…

Falta muito pra 2062?