Bruno Freire, o marceneiro apaixonado por trás do nosso primeiro mini-móvel <3

Aqui na Imaginarium temos a sorte de trabalhar com pessoas incríveis, que são apaixonadas pelo que fazem desde pequenos, como é o caso do Bruno Freire. Um marceneiro apaixonado que é muito feliz em trabalhar com esse material tão nobre quanto é a madeira que nasceu lá em Itu – SP. Fomos conversar com ele para saber mais sobre todo seu currículo de peças de marcenaria e também como que esse designer com um pé nas artes ajudou a criar as mesas do catálogo de dia das mães e o nosso primeiro mini-móvel. Vem ver essa entrevista que está um amor só:

1. De onde surgiu seu interesse no mobiliário?

Desde pequeno sempre tive contato com o handmade, o manipular as coisas. Meu pai sempre estava restaurando algum móvel antigo que ele tinha garimpado ali na região que morávamos no interior de São Paulo.

O restauro me deixava enlouquecido, pensar que podia reviver um objeto abandonado e transformá-lo em algo lindo de novo não tinha preço. Para mim, o cheiro da madeira é o elemento mais forte de lembranças, simplesmente incrível.

Anos depois, já morando na capital São Paulo, com 26 anos, fiz um curso de marcenaria italiana na Lapa, com o mestre Antonino, italiano baixinho e carrancudo que me ensinou tudo o que sei. Aprendi a fazer móveis italianos, completamente amarrados nos sargentos e esquadros, técnica incrível que me deu a base para justamente fazer o movimento oposto, de quebrar a forma atada e articular a madeira.

2. Qual o conceito que você explora nas suas peças?

A idéia da articulação veio depois de alguns anos de me formar em marcenaria e artes plásticas. Estava no verão de 2011 no litoral norte, e depois de uma perseguição de uma aranha caranguejeira por alguns dias, quando consegui mata-la, vi no chão branco de cimento queimado, suas patas, e ali tive o insite de estudar a articulação

Fui para a oficina, e comecei a desenvolver a minha primeira peça conceito, a aranha cumaru:

Depois dessa peça, desenvolvi todas as outras, sempre com a idéia de uma forma articulada, não atada, na verdade, um brinquedo de gente grande. ;)

Agreguei junto das luminárias os tubos de cobres para fazer a composição que adoro: cobre e madeira. Uso os tubos para passagem da fiação de elétrica e eles acabaram sendo uma outra vertente do meu trabalho, se desdobrando em mesas, cavaletes e lustres.

3. Como foi a inspiração para fazer os móveis do catálogo da IMG?

O mood do catálogo do dia das Mães tinha muito forte o elemento cobre, assim me chamaram para fazer as duas mesas para compor as fotos. Essa técnica é bem difundida mundo a fora, e no Brasil está bem forte a alguns anos. Acho válido dizer que o legal é poder usar desta técnica para construir estruturas diversas, qualquer pessoa com o mínimo de conhecimento consegue produzir peças com tubos de cobre, fica a dica, é só procurar um tutorial legal e mandar ver. ;)

4. E como surgiu a ideia e como foi a criação do Criado-mudo Gaveteiro Colorido?

O gaveteiro foi uma retomada da Imaginarium de produtos em madeira, e ele é o primeiro mini-móvel da marca. Todo o processo passou por várias pessoas, da curadoria a criação, passando por toda a empresa. Posso dizer que todos tem um pouco de si neste produto, que acreditamos muito e que é uma peça exclusiva, feita e imaginada no Brasil.

Ele é feito todo de pinus e eucalipto de reflorestamento, com impressão digital na frente das gavetas. Lindão! Quando vi o protótipo final, posso dizer que bateu um orgulho de ter participado junto a todos deste projeto,  é extremamente recompensador sentir o cheirinho da madeira e cera numa peça finalizada tão especial.

Não temos palavras pra dizer o quanto orgulho temos de ter alguém tão inspirador na nossa equipe. <3 E aí, curtiu saber quem estava por trás dos nossos projetos?