Segunda sem carne: 4 receitas de até 6 ingredientes

Nem precisa ser vegetariano, vegano ou ter restrição ao glúten pra amar as receitas que a gente vai mostrar aqui, viu? Se você gosta de aprender receitas rápidas e simples, chega mais.

As receitas aqui saíram de um site chamado Minimalist Baker: tem muita receita simples de até 10 ingredientes pra preparar em só 1 recipiente, levando 30 minutos ou menos. Sentiu a praticidade, né?

Como a gente já mostrou ideias de almoço pra aderir à segunda sem carne – campanha que acontece no mundo e que convida as pessoas a deixar a carne de lado por um dia da semana -, agora é a vez das sobremesas, molhinhos e lanches facinhos de fazer.

Pasta de gergelim com banana

VEGANA E SEM GLÚTEN – O gostinho da banana com pasta de gergelim (que também se chama de tahini) e cacau. Hmmm! Uma opção de sobremesa bem prática ;)

2 xícaras (300 g) bananas congeladas em fatias maduras;
2 colheres de sopa (30 g) de tahini (pasta de sementes de gergelim);
3 colheres de sopa (18 g) de cacau em pó;
 1-2 colheres de sopa (15-30 ml) xarope de agave ou mel pra adoçar.

1. Adicione bananas maduras, em fatias e congeladas a um processador de alimentos ou a um liquidificador e misture por cerca de 3-5 minutos até formar um creme.

2. Adicione tahini, pó de cacau e xarope de ácer e misture. Nessa hora, você pode adicionar mais tahini pra ficar mais cremoso, mais cacau pra ficar com mais sabor de chocolate ou até mais xarope de agave (ou até mel) pra ficar mais docinho. Neste momento, você também pode adicionar extrato de baunilha ou uma pitada de sal marinho pra mais sabor (são ingredientes opcionais).

3. Sirva imediatamente ou coloque em tigelas no congelador para engrossar (apesar de que fica melhor quando fresco, então deixe voltar a manter a consistência suave à temperatura ambiente).

Creme de limão

VEGANA E SEM GLÚTEN – O curd é um creme geralmente feito com frutas cítricas que combina bem em recheios, coberturas, molhos e também pra comer assim sozinho.

– 414ml de creme de coco
– 2 colheres de sopa (4 g) de raspas de limão
– 1/2 xícara (120 ml) de suco de limão
– 14g de farinha de araruta (é mais leve do que o polvilho da mandioca ou do milho)
– 1-2 colheres de sopa (15-30 ml) de xarope de agave ou mel.

1. Coloque o creme de coco e as raspas do limão em uma panela pequena e misture.

2. Adicione suco de limão e farinha de araruta a uma pequena tigela e bata até dissolver completamente. Depois, adicione à mistura que você fez antes.

3. Coloque xarope de bordo (começando com 1 colher de sopa) e bata novamente até ficar bem misturado.

4. Coloque a panela em fogo médio, sem ferver, mexendo sempre. Quando começar a borbulhar e ficar grossa, reduza o fogo pra baixo e continue cozinhando até ficar grosso e ter uma textura delicada. Nisso, mude para uma espátula de borracha pra ter certeza que não vai ficar na parte inferior ou lateral da panela.

5. Retire do fogo e ajuste os temperos conforme preferir: mais limão pra ficar mais ácido ou xarope de agave / mel pra ficar mais doce.

6. Deixe descansar por 15 minutos e, em seguida, bata mais uma vez e transfira para uma tigela de vidro e cubra com uma embalagem de plástico (é importante que a película de plástico toque mesmo pra não se formar uma película ali, tá bem?)

7. Refrigere por 5-6 horas, ou durante a noite, ou até ficar completamente frio. Fica melhor comendo em até cinco dias, mas nada impede de manter na geladeira até 10. A ideia é que você possa comer o curd sozinho ou com panquecas, bolos, waffles e outras comidas assadas.

Trufa de chocolate branco

VEGANA E SEM GLÚTEN – Um sobremesa deliciosa, fácil de fazer e ainda com baixo teor de açúcar!

– 67 g de nozes de macadâmia
– 1 1/2 xícaras (120 g) de coco picado + 60g de coco ralado pra enrolar depois
– 1/4 de xícara (54 g) de manteiga de cacau picada e derretida
– 2-4 colheres de sopa (16-32 g) de açúcar em pó orgânico
– 1/2 colher de chá de extrato de baunilha
– Pitada de sal marinho (opcional)

1. Adicione nozes de macadâmia e coco a um processador de alimentos e misture até formar uma pasta cremosa.

2. Adicione a manteiga de cacau derretida, açúcar em pó, baunilha e sal marinho (se quiser) e misture mais uma vez. Experimente e ajuste o sabor: mais sal, mais baunilha ou mais açúcar.

3. Transfira a mistura para uma forma rasa ou uma tigela e coloque na geladeira para esfriar por 1 hora ou até ficar firme (especialmente no meio).

4.Remova a mistura da geladeira, enrole (se você enrolar por muito tempo, eles podem começar a derreter, então não se preocupe demais com a forma) e passe o coco.

5. Volte a colocar na geladeira por 5-10 minutos, mas ele fica bom mesmo pra comer é na temperatura ambiente.

Hummus

VEGANA E SEM GLÚTEN – Esse molho leva só 5 minutos pra ser feito e pode ficar na geladeira por até 1 semana ou mais (fica ainda melhor refrigerado, porque assim engrossa e desenvolve mais o sabor). Sirva com batatas fritas, vegetais, bolachinhas, pão sírio, como preferir!

– 425g de grão de bico não drenado
– 2 a 4 dentes de alho (dependendo de como você prefere)
– 1/2 xícara de tahini
– 2 colheres de sopa de suco de limão fresco
– 1 colher de chá de sal marinho, dependendo de quão salgado você prefere
– 1 a 2 colheres de sopa de azeite de oliva

1. Coloque o grão-de-bico e o dentes de alho inteiros em uma tigela no microondas por 4-5 minutos.

2. Adicione ao liquidificador com suco de limão, sal e tahini. Coloque azeite durante a mistura.

3. Misture até ficar liso e cremoso, raspando os lados conforme necessário. Experimente e ajuste temperos conforme você preferir. 3/4 colheres de chá de sal pode já estar ok!

Parecia difícil olhando as fotos, mas no fim era tudo bem mais fácil do que parece, né não? ; )