Growler, um jeito divertido e consciente de ser cervejeiro

A história se repete TODA sexta. Lá no meio do dia, você imagina o momento daquele primeiro gole depois de uma semana cheia de pepino (pepino X cerveja, quem ganha?) e conta os minutos pra correr pro happy hour mais próximo. Mas, na real, muitas vezes a gente quer mesmo é beber uma cervejinha no nosso lar, doce lar… E é aí que entra o growler!

 

Mas o que é um growler?

Growler é um recipiente de vidro, cerâmica ou alumínio, – famoso garrafão – que tem design feito pra guardar o santo líquido que é o chopp artesanal. Isso porque ele é fechado com tampa de rosca ou de pressão pra evitar que a bebida perca gás. O material dele é próprio pra manter as qualidades (muitas) da bebida e manter ela fresquinha por uns bons dias.

Imagina só, então, aquela saudade do verão, calor de 40 graus e você tomando uma cerveja saborosa, cremosa, especial no seu lugar preferido?

A ideia parece muito diferentona, mas na realidade ela é antiga: eles foram utilizados pela primeira vez no século 19, nos EUA. Com a popularização da cerveja de garrafa, o growler deu uma sumida, mas voltou à moda nos anos 1980, de cara nova. Com o novo estilo, o que antes mais parecia um balde com tampas, agora aparece em forma de galões com alça, em materiais e cores diferentes.

Tá, mas de onde vem esse nome estranho?

O termo surgiu como referência ao barulho que o gás da cerveja faz quando ela é agitada. Esse barulho, pra eles, lembrava o som de um cachorro rosnando. No inglês, o verbo rosnar é to growl, e daí então surgiu o growler.

A cultura do Growler é muito comum nos Estados Unidos e Europa e tem crescido bastante também aqui no Brasil, já que cerveja é a cara do nosso país. A ideia, além de deliciosa, é sustentável: usando e reutilizando o growler, você diminui seu consumo de garrafas de vidro e de latinhas e, ainda, fortalece a economia local, já que dá a chance pra uma cervejaria de fabricação regional. Legal, né?

Você que já tem um ou pretende ter, sabe como usar e cuidar, jovem gafanhoto? Vamos te dar um passo a passo aqui, presta atenção:

Cuidados com seu growler

Pra colocar o Growler no rolê é muito fácil: é só ir com ele até a cervejaria que mais gosta, bares especializados ou em pubs que ofereçam esse serviço, escolher sua cerveja favorita e pedir pra encher – até a boca. Enquanto fechado, a cerveja refrigerada dura até dez dias e depois de aberta pode ser consumida em até 48 horas. O chopp dura cerca de 2 dias se ficar na geladeira.

Mas, antes mesmo do primeiro uso, o Growler precisa ser higienizado. Confira aqui embaixo a melhor maneira de fazer isso:

  • Lave ele só com uma gota de detergente e água corrente. Balance muito, demais, pra caramba e depois enxágue muito bem enxaguado, já que você não quer tomar cerveja com notas de detergente neutro, certo?
  • Não vá inventar moda e querer limpar de outra maneira que não essa. Esqueça do álcool e de outros produtos de limpeza com muita fragrância que podem impregnar no seu growler.
  • Pra secar, deixe num lugar seguro, de cabeça para baixo, e só use quando ele estiver completamente seco. Qualquer resíduo pode e vai alterar o gosto da sua preciosa cerveja.
  • Último ponto: cuide ao máximo pra que seu Growler não caia ou bata em alguma coisa – principalmente os de vidro. Logo após o acidente, ele pode parecer normal, mas ele pode ter trincado ou criado pequenas rachaduras pouco aparentes. E então, na hora de encher seu Growler, com a pressão dos gases que a cerveja tem, ela pode estourar e, minha amiga e meu amigo, o negócio vai ser feio.

 

Agora que você está munido de informação, é só planejar tudo, escolher seu growler e sua cerveja e mandar brasa nesse churras!

Não tem nada melhor do que curtir do lado de quem a gente ama. O dia dos pais tá chegando e um growler é um boa pedida, não acha? É por isso que colocamos essa foto aqui pra apreciação. ;)

 

Bolsa Térmica com Growler Ser Pai  R$ 199,90

Essa opção é perfeita pra carregar por aí. Esse growler é feito de aço inoxidável e por isso é bem leve pra levar por aí e tem bolsa térmica pra manter ele geladinho. Uma boa é surpreender seu pai com esse growler – cheio da cerveja favorita dele!