5 passos pra tirar ótimas fotos

Fotografia salpicada de muita criatividade é a cara da Imaginarium. Pra gente, toda hora é hora pra se registrar as coisas bacanas que surgem no dia-a-dia. Mas não pense que por isso as fotos podem ser clicadas de qualquer jeito, não! Temos truques e técnicas que sempre valorizam aquele clique que a princípio ninguém daria nada por ele. Quer saber também? Então confere os 5 passos sobre como fazer boas fotos:

  1. Escolha com carinho a câmera ideal! A decisão por uma boa câmera é o primeiro passo para se conseguir fotos legais. São muitas opções? Nesse caso a sugestão é escolher aquela que tenha mais a ver com você, que vai traduzir melhor o jeito como você vê a fotografia. As câmeras lomo, com suas inúmeras possibilidades, sempre são uma boa pedida quando o assunto são fotos charmosas, descontraídas e cheias de vida. Você pode também optar por câmeras mais automáticas, manuais ou até escolher um bom smartphone.
  2. Decidiu a sua câmera? Então é hora de entender mais sobre ela. Para que as fotos saiam como o esperado, é essencial a boa relação entre você e a belezura eleita pra chamar de sua. Conheça as possibilidades do equipamento e, consequentemente, como usar melhor a máquina. O ajuste ideal é importantíssimo, então não deixe de configurar de forma adequada a exposição, abertura do diafragma, ISO e balanço de brancos (e nada de jogar o manual de lado, hein).
  3. Antes de apertar o botão tenha em mente um tema pra sua foto. E nem precisa ser algo extraordinário, não… as coisas do cotidiano, quando bem pensadas, podem resultar em fotos super criativas. Desfoque o fundo pra prender a atenção ao tema principal ou abuse de contrastes de cores, formas, entre novo e antigo, bonito e feio, etc. Até porque, tudo por aqui é questão de dar asas à imaginação, e na hora de fotografar não seria diferente.
  4. Enquadre a cena. Tendo a cenário escolhido é hora de pensar em como compor de maneira que valorize o que pode ter de especial. Sempre é possível contar com técnicas, como a regra dos terços, mas a verdadeira graça do enquadramento é sempre inovar, procurar novos ângulos e olhares. Descentralizar o tema principal da sua foto é sempre interessante, como tudo o que foge do óbvio. Pra tirar fotos de crianças ou cachorros, não custa se abaixar pra tirar a foto de frente, né? Mas você também pode subir em uma cadeira, e tirar de cima…
  5. Pra finalizar, use e a abuse do sol. O astro rei está aí pra aquecer e iluminar o mundo, e as suas fotos também! Então faça bom proveito da iluminação natural. Os melhores horários de incidência de luz são pela manhã cedinho e no final da tarde. Nesses momentos do dia a luz e a sombra tendem a ser mais suaves e ter uma cor bonita, que valoriza qualquer imagem.

Pra saber mais sobre a arte de tirar boas fotos o site dicas de fotografia vai te ajudar a tirar várias dúvidas.

Curtiu essas dicas? Então não perde tempo, porque um universo de fotos incríveis está só a espera do seu clique. ;)