8 temperos melhores que o seu crush

Se você é do time das comidas beeem temperadas, pode comemorar que você chegou no post certo. Aqui tem todas as desculpas para você encher a comida de temperos deliciosos e, de quebra, fazer bem pra sua saúde!

Sim, porque cada uma das especiarias tem alguma função boa pro nosso corpo, que pode ser aumentar a imunidade, regular metabolismo, desintoxicar… Bora ver o que cada tempero tem de bom?

#1 Alho

O que se sabe é que ele melhora a saúde do coração, ajuda a diminuir o colesterol alto, reduções significativas na pressão arterial e até combater os resfriados, infecções digestivas e pulmonares. O melhor é usar ele fresco e, como você já deve saber, ele vai bem picado ou triturado em quase tudo, rs.

#2 Noz-moscada

Antioxidantes, vitaminas e minerais… Tá tudo aqui na noz-moscada. E os benefícios não param por aí: melhora a digestão e o seu efeito é visto até na aparência, porque melhora a saúde do cabelo e da pele. É aquela história de se cuidar de dentro pra fora, sabe? E na hora de usar nos pratos com aves, em purês e receitas com queijo, o melhor é triturar / moer só na hora de servir.

#3 Açafrão

O açafrão pode aumentar muito a sua imunidade, sabia? Dizem que ele também melhora o humor, induz o sono, modula a atividade hormonal e pode reduzir a pressão arterial. Fora isso, dá um gostinho (e cor) a mais na salada, no frango, nos frutos do mar e até na água quando cozinhar o arroz.

#4 Orégano

Ele é um dos temperos que mais tem propriedades antioxidantes (ou seja, combate radicais livres que, se tiverem em grande quantidade, podem levar ao envelhecimento precoce e doenças como o Parkinson e o Alzheimer). E saca só tudo o que também faz: é antiviral, antibacteriano, anticancerígenos e antibiótico. Ufa! Não é à toa que seu óleo e folhas são usados ​​pra tratar tosse, febre e outras doenças.

#5 Alecrim

É rico em cálcio, é anti-inflamatório e antioxidante. Funciona também como um diurético natural, ou seja, ajuda a desintoxicar o corpo e colocar tudo que for ruim pra fora – e assim diminui as chances de ter doenças. Use em carnes, sopas e vegetais – sem esquecer das batatas!

#6 Tomilho

Ajuda no sistema imunológico, é diurético e ainda age contra bactérias, fungos e vírus. Sabia que eles até são usados em enxaguantes bucais e pastas de dentes por eliminar germes e tratar infecções? Também ajuda a aumentar o fluxo de urina, como diurético, tratamento de infecções urinárias e como estimulante do apetite.

#7 Manjericão

Tem propriedades que melhoram a digestão, a circulação, infecções respiratórias, asma, cólicas, dores musculares e ainda tem efeito diurético. Isso significa que ele combate radicais livres, que em excesso, contribuem para o envelhecimento precoce e para doenças como o Mal de Parkinson e o Alzheimer.

#8 Pimenta

Em geral, as pimentas são antioxidantes, ricas em vitaminas e minerais, reduzem os níveis do colesterol ruim no sangue, aceleram o metabolismo e promovem a queima de gordura. Então se você curte uma comida apimentada, vai lá! ; )


Porta-Temperos Faça o que você ama

E o melhor lugar pra você guardar tudo isso ta aí (e na promoção, aproveita que é só até 04/10/2017). Esse porta-temperos pode ser colocado na parede pra facilitar na hora de cozinhar. ;)