Dicas para fazer hambúrguer em casa

Fazer hambúrguer não tem mistério: é pão, carne, queijo, molho, saladas, acompanhamentos… Simples assim, né? Só que não, porque tem muitos truques que podem fazer o seu lanche digno de uma hamburgueria gourmet. E a gente explicou como \o/

Anota aí:

Na hora de escolher a carne:
é importante que a qualidade seja boa, mas saiba que não é preciso usar carne de primeira pra ter um bom hambúrguer.

Misture diferentes cornes de carne:
isso é muito importante pra enriquecer o sabor. Escolha uma carne com mais gordura (pra deixar mais suculenta e dar mais firmeza), uma com menos e misture.

A quantidade de gordura:
se o hambúrguer for servido mal passado ou ao ponto, você pode colocar 30% de carne com gordura para 70% sem. Se for bem passado, 40% com mais gordura e 60% sem.

O tamanho:
lembre que, quanto mais gordura, menor o hambúrguer vai ficar, já que ela vai escorrer com o calor. Então já lembra disso pra na hora de montar o tamanho não ficar pequeno demais. Para fazer em casa, 160g é suficiente. Caso seja em uma chapa profissional, pode ser cerca de 250g, porque esquenta mais e é mais fácil ele chegar no ponto certo.

No molde:
Use o molde para fazer o formato exato e não errar no tamanho. Mas é importante não amassar demais a carne moída, porque isso pode fazer com que fique mais dura e menos suculenta. Depois de colocar no molde, você pode usar uma faca pra ajudar a desenformar.

O tempero:
Sal e pimenta já são suficientes. Mas só quando já estiver no formato de hambúrguer e pronto pra ir pro forno. Se não, o tempero pode desidratar a carne!

Hora de ir pro fogo:
é bom deixar a frigideira/ chapa / grelha bem quentes antes de colocar os hambúrgueres. Quanto mais quente, mais saboroso e dourado será o seu hamburguer! E, se puder escolher, usar grelha e carvão traz um sabor à carne que faz a diferença!

Kit de Hambúrguer Gourmet | Molde de Mini-hambúrgueres Gourmet

E tem mais itens aqui pra você fazer o hambúrguer perfeito na churrasqueira! ;)