O mundo é do Instagrafite

Começou despretensiosamente como uma galeria aberta no Instagram, onde eram compartilhadas fotos de grafites feitos e achados pelo mundo afora, e hoje virou a maior galeria colaborativa de arte de rua. Quem tem perfil no Instagram e gosta de arte urbana simplesmente não pode deixar de seguir (e se maravilhar diariamente com) o Instagrafite.

Ele é uma porta aberta para os tantos talentosos artistas de rua que existem por aí – e que porta! – o perfil no Instagram tem mais de 800.000 seguidores! É também um ambiente virtual e coletivo de curadoria de street art, que faz a ponte entre empresas e grafiteiros e  realiza desde projetos de revitalização urbana, até iniciativas sociais e culturais, como oficinas de grafite em comunidades carentes.

Nós adoramos a iniciativa, e confessamos que temos sim uma dose de orgulho que uma das criadoras, a Marina Bortoluzzi, é manezinha da ilha, moradora de São Paulo, trend Hunter, queridíssima e conhecida de muitos aqui da Imaginarium. O outro fundador, Marcelo Pimentel, é diretor  de arte e namorido dela. ;)

Falamos um pouquinho com a Marina sobre o início e os planos do projeto, olha só:

Quando o Instagrafite surgiu, já existia a pretensão de ir além do universo digital? Como foi o dia da inspiração inicial?

O Instagrafite surgiu em Outubro de 2011, num dia das crianças, por uma paixão do Marcelo com grafite e sem pretensão alguma. Foi criado como um hobbie. A partir da evolução do projeto e da aceitação do público, vimos seu potencial, eu entrei oficialmente na história e aí sim, nossa intenção ampliou: além de um mero perfil de Instagram, hoje queremos ser um agente transformador, pelo street art, na educação, cultura, na cidade, de forma física, mas sempre com o apoio das ferramentas digitais. Mas esse click mesmo veio depois de 1 ano de projeto.

Como funciona a curadoria? Em que vocês se baseiam pra publicar os grafites?

A curadoria funciona de forma natural e sensitiva. Sabemos do histórico de diferentes artistas e temos um olhar para o que é novo, o que é diferente, o que é pop e os níveis de aceitação do público. A arte publicada sempre respeita esses critérios: experiência do artista, ou diferenciação no estilo ou no local que foi realizado o trabalho, ou um artista promissor.

Entre os eventos e oficinas que o Instagrafite idealiza, começa agora em março o curso Rua em parceria com a Perestroika, escola de atividades criativas. Como vai funcionar este curso, quem pode participar e qual o foco dele?
Sim! O Rua foi lançado oficialmente ontem no site da Perestroika. Teremos 9 nomes de peso da arte de rua brasileira e 1 artista internacional. Cada artista será um professor, ensinando o seu estilo aos participantes. Por exemplo, o Mundano vai falar sobre artivismo, o Speto vai ensinar xilogravura e assim por diante. Qualquer um pode se inscrever, especialmente aqueles que querem entender e se inserir nesse meio da arte de rua – teremos percepções diferentes sobre esse universo, inclusive antagônicas e isso que será o mais interessante de ver. O curso terá 10 aulas, sempre aos domingos, com duração de 3 meses – de março a maio de 2014. O artista internacional iremos revelar em breve (aguardem!).

Quais são os novos objetivos para o Instagrafite?

Os objetivos do Instagrafite são: criar, fazer acontecer e apoiar projetos interessantes, relevantes e significativos para a mundo, utilizando a arte urbana como ferramenta; viajar cobrindo festivais de arte de rua pelo mundo, proporcionando conexões; e antes de tudo lançar projetos que já estamos há algum tempo planejando, entre eles um aplicativo de street art, o Markr, que vamos lançar oficialmente em março e uma série de camisetas do Instagrafite e gravuras de artistas brasileiros em parceria com a Station16, de Montreal – Canadá. Ah! Vamos estar no SxSw (um festival incrível de artes, tecnologia etc. etc. etc.) esse ano, quem estiver por lá, pode dar uma passadinha na nossa palestra.

 

Quer ver seu grafite ou uma foto que você clicou de um grafite por lá? Para colaborar com o projeto é só enviar um e-mail para  hey@instagrafite.com, contendo as fotos do trabalho que você que ver publicado, com informações básicas como nome do artista, fotógrafo e o local em que a arte se encontra.

Corre seguir o @instagrafite e o @sigaimaginarium e ficar por dentro de muita coisa bacana que tá rolando por aí!