O poder das mulheres em Star Wars – por Coxinha Nerd

Cá estamos nós para falar sobre a polêmica e, ao mesmo tempo, fundamental participação das personagens femininas em todos os filmes de Star Wars. Considerada uma das produções mais importantes de todos os tempos para o universo nerd, Star Wars quebrou paradigmas tecnológicos, científicos e fantasiosos mas, não se limitou a ser apenas uma obra cinematográfica.

As mulheres, com personagens sempre constantes e, ao mesmo tempo, secundários, nos filmes, passaram a mudança dos tempos e das ideologias feministas em suas participações.

Princesa Leia

imaginarium_o_poder_das_mulheres_em_star_wars_princesa_leia

Leia é irmã do protagonista, namorada do anti-herói e filha do vilão. “Ah, mas isso não é ser secundária” (~i mis isso ni i sir siquindiri~ não resisti) Realmente, em se tratando dos objetivos de George Lucas, acho até que Leia era muita coisa para a década de 1970 mas, acreditem: para conquistar o coração dos pequenos-jovens-nerds daquele período da humanidade, ela não poderia ser mais do que irmã, namorada e filha. E, realmente, ela não foi.

Depois da primeira aparição bem vitimada no Episódio IV – Uma Nova Esperança, Leia conseguiu até mostrar “a que veio” nos Episódios V – O Império Contra Ataca e VI – O Retorno do Jedi. Mas, infelizmente, terminou a história como irmã, filha e namorada – como já era de se esperar de uma produção da década de 1980.

George Lucas até inseriu uma cena ou outra em que Leia se utiliza de arma, é uma líder super bem posicionada mas, a única coisa que todo mundo lembra é dela de biquini dourado sendo feita de prisioneira “A Slave Leia” de Jabba – The Hutt.

Padmé Amidala

imaginarium_o_poder_das_mulheres_em_star_wars_padme_amidala

Os tempos eram outros, anos 2000. Será que uma nova personagem feminina poderia trazer mais posicionamento na trilogia moderna de Star Wars? Maaais ou menos. Padmé começou a história como Rainha, cheia de proteção e participação digna do cargo.

Ela passou por maus bocados quando se encantou por uma criança “considerada especial” no Episódio I – A Ameaça Fantasma e carregou o peso dessa aproximação nos Episódios II – Ataque dos Clones e III – A Vingança dos Sith.

Padmé serviu de “exemplo” e “inspiração” retroativa para o que conhecíamos de Leia – sua filha – mas, não passou do cargo de esposa do Sith mais poderoso e temido da galáxia. Rolou uma tentativa grande de colocá-la como “a super bem posicionada parlamentar” mas, no fundo no fundo, só lembramos mesmo dos seus cabelos e das cenas lindas que ela viveu com Anakin no dia do casamento.

Rey – porque nem de sobrenome ela precisou

imaginarium_o_poder_das_mulheres_em_star_wars_rey

Novos tempos, novos filmes, nova direção e produção. Será que agora vai? Parece que sim.

Rey chegou para ocupar o cargo de Leia ou Padmé em Star Wars? Engana-se quem se pergunta isso porque Rey, a super poderosa Rey, que enfrenta preconceitos desde a pré-produção do Episódio VII – O Despertar da Força, chegou para ocupar o cargo máximo de protagonista e Jedi dos novos tempos!

Não se sabe quem ela é, de onde ela veio e, principalmente, se ela é ou não alguém da linhagem Skywalker mas, sabe de uma coisa? Aprendemos a não nos importar com isso. Ela mostrou a que veio e porque veio, principalmente. Teve suas mensagens subliminares feministas super bem passadas para o público e, ganhou produtos com sua estampa, sua coragem e força de vontade!

Rey mostrou que a mulher em Star Wars só não havia exibido sua força antes porque o mundo não estava preparado para elas. Mas, agora, nós estamos e, como a porta foi aberta com força total: Jyn Erso trará mais atuação impactante para o universo de Star Wars!

Ainda não conhecemos bem a história de Jyn, a protagonista de Rogue One: Uma História de Star Wars, mas, podemos dizer que, como filha do projetista da Estrela da Morte e líder dos primeiros Rebeldes, ela já tem um lugar marcado em nossos corações.

Sobre o site:

O Coxinha Nerd é um site de entretenimento, cultura pop, literatura, tecnologia, games e lifestyle nerd. Estamos online desde 2011 sob a curadoria de Cris Siqueira e Panda Mendes! Paixão, comprometimento e respeito aos leitores são nossos lemas! A favor dos Nerds e contra a tirania dos Kibes! Yay!