Passo a passo para organizar o guarda-roupa

Nem todo mundo é virginiano que consegue deixar tudo organizado, cada coisa no seu lugar, 24 horas por dia, né?! A gente te entende e sabe a diferença que faz ter um guarda-roupa organizado. Traduzindo: mais tempo de sono e de vida! :P


um closet cheio de roupas, nada pra usar

Se você é assim ou sempre acha que não tem o que usar, cola aqui:

Passo 1 – fazendo a limpa

Só antes de lembrar, saiba que: quanto menos, melhor. Quantidade aqui não quer dizer que seja algo bom, porque só atrapalha! O importante é ter só o que você AMA, usa de verdade. Então tem que tirar:

~ se não serve mais para você.
~ se está com defeitos e uma aparência que não tá mais legal.
~ se não combina com você hoje (não adianta deixar se ela a sua blusa preferida há dois anos).
~ se, sempre que você vai usar, acaba preferindo outra peça. Por exemplo, você tem várias calças jeans, mas usa sempre a mesma. Nem adianta guardar essas outras pra fazer volume!

Dá pra pensar ainda se existe uma última chance para algumas peças: tingir jeans, transformar uma roupa, fazer um ajuste na costureira…

Passo 2 – passando pra frente

Doar é uma ótima opção e que faz bem pra todo mundo <3. Procure instituições da sua cidade ou doe para pessoas próximas (inclusive, muitas delas até buscam). Só não esquece que mesmo a doação precisa de bom estado e limpeza, hein?

Se nem tudo funcionou e você ainda tem muita coisa que não usa tanto, vale pensar em vender algumas em brechós ou em sites de roupas usadas. Porque, a gente sabe, tem coisa que você só vai conseguir desapegar pensando: vou ter dinheiro em troca.

Passo 3 – tudo no lugar

O melhor é que tuuudo fique bem à mostra. Só que, né, nunca temos tanto espaço assim! Então é preciso dar lugar para as peças que você mais usa na parte principal do guarda-roupa. E também arrumar de um jeito que fique tudo à mostra.

Isso não quer dizer colocar tudo no cabide, tá? Aliás, é só uma peça só por cabide. Não adianta deixar tudo lá pendurado e ficar tudo amassado.

~ vai no cabide tudo o que não tiver elasticidade, tudo o que não for esticar. Jeans, seda, algodão… que geralmente são os vestidos, camisas, casacos e blusas.
~ precisa dobrar: tricôs, cardigãs, blusas de malha… são aquelas que acabam esticando se ficam em cabides.
~ as peças mais delicadas precisam e um cuidado a mais: coloque em capas de TNT, de tule, ou algo que proteja essas peças.
~ roupas íntimas, meias, pijamas, de praia, de esportes, cachecóis, lenços e etc são coisas que ficam bem guardadas em gavetas.

Isso nem é só uma questão de organização, é de fazer a roupa durar mais, porque tá bem guardada, bem conservada! ;)

Passo 4 – comprando bem

Aí, com tudo pronto, você vai conseguir ver bem o que você tem e o que tá faltando. Vai poder comprar exatamente o que precisa, e nada por impulso ou com pressa. Pense se aquilo se encaixa com o seu estilo de vida – as roupas tem que ter a mesma proporção do que você faz na sua rotina.

Bora deixar tudo em ordem?