Pessoas que inventaram maneiras de fazer (e passar pra frente) o bem

Tem dias que é só notícia ruim: é desastre ambiental, é política, é briga com o crush, é mal-entendido com a best. Nesses dias dá aquela vontade de gritar “para o mundo que quero descer!” Mas tem muita coisa boa acontecendo também, é só dar uma olhadinha ao redor. A gente selecionou exemplos pra dar aquele calorzinho no coração. Sim, tem gente que se importa e tá fazendo coisas boas pro mundo.

Quem levou isso a sério foi o casal Iara e Eduardo, que venderam o apartamento e saíram em uma viagem de cinco anos em busca de pessoas que praticam o bem. O Caçadores de Bons Exemplos surgiu para ir atrás de brasileiros que fossem bons exemplos e procuram solucionar problemas. Depois de mais de 225 mil quilômetros percorridos e 1.150 projetos catalogados (tem um mapinha interativo lá no site!), eles lançaram um livro contando tudo isso. E mais: a cada livro comprado, um é doado para uma biblioteca. <3

O lixo nos oceanos é um grande problema da atualidade. Cerca de 7 milhões de toneladas de lixo está por aí, boiando e arriscando a vida de muitos animais marinhos. Sabendo disso, o australiano Boyan Slat criou um dispositivo chamado Ocean Cleanup Array, que funcionaria como um filtro gigante que ia sugar o lixo. Diz Boyan que em 5 anos ele seria capaz de limpar todos os oceanos. Já pensou?

Depois de todo o desastre do rompimento das barragens em Mariana – MG, a gente podia acreditar que tudo estava perdido, certo? Os jornais quase não falam mais sobre isso e a sensação de que vai ficar por isso mesmo é grande. MAS tem um projeto que promete mudar pelo menos um pouco esse cenário: Tijolos de Mariana. A mesma lama que destruiu vai ajudar a construir casas, centros de saúde e hospitais, porque vai ser transformada em tijolos. Além disso, vai ajudar a limpar o lugar, gerar renda e dar empregos para as pessoas locais.

Muita esperança recebida, diz aí! É muito bom saber se existem pessoas que se preocupam com o mundo e fazem coisas boas. E você, o que fez de legal pra espalhar o bem por aí? ;) #ficaadica