DIY: produtos naturais pra limpar a casa

Aos poucos, a gente vai ficando mais consciente com o que a gente consome, presta atenção em rótulos e começa a dar valor a tudo que é natural. É aí que entra o assunto de hoje do blog: como fazer os próprios produtos de limpeza. Você vai levar mais tempo, mas vai saber exatamente o que usa e traz pra dentro de casa. Espia só:

Se as pessoas que moram com você também falam assim de você, tá no lugar certo…

Para limpar os banheiros

Pra limpar o limo dos azulejos e piso do banheiro, você pode usar vinagre, óleo de melaleuca ou de árvore-do-chá, que é desinfetante antibacteriano, e o óleo do que preferir pra deixar um cheirinho agradável. E como a água e o óleo não e misturam, agite bem o frasco antes de usar. :)

_ 2 xícaras de vinagre branco
_ 1 colher de chá de óleo de árvore-de-chá
_ 10 gotas de óleo essencial de laranja

Pra fazer alvejante

O cloro é um deles, mas existem outros tipos, inclusive o suco de limão e a água oxigenada são alternativas naturais que, quando combinados, aumentam o poder de branqueamento – e ainda tem um perfume bom. Pode ser usado para lavagem, limpeza, esfregar pisos e desinfectar. Na hora de lavar roupa, adicione 1 xícara de “alvejante”, junto com sabão em pó.

_ 1 1/2 xícara de água oxigenada
_ 1/2 xícara de suco de limão
_ 12 xícaras de água filtrada

Para limpar o chão

Você também pode usar a mesma receita do banheiro para o chão. Na verdade, só o vinagre com água já é suficiente para limpar, mas álcool ajuda os pisos a secarem mais rápido – e os dois ingredientes ajudam a desinfetar. Já o óleo de melaleuca ou de árvore-do-chá funciona como antibactericida e o óleo de laranja deixa a casa mais cheirosa! Se a sujeira for mais pesada (engordurada ou pegajosa), é só usar menos água e adicionar detergente.

Para tirar o cheiro de lixo da cozinha

Você pode usar isso tanto para deixar um cheirinho bom na pia, quanto para aproveitar para perfumar o ambiente mesmo. O que se usa geralmente é uma casca de fruta cítrica e vinagre (sim, ele de novo!). A ideia é pegar as cascas e o vinagre e congelar – depois passe para um outro recipiente e coloque na pia quando precisar. O cheiro de cozinha vai dar lugar a um aroma cítrico na hora!

Pra limpar o vidro

Este limpador de vidro natural é feito de quatro ingredientes básicos que você provavelmente já tem na sua cozinha: vinagre, álcool, amido de milho e água morna. Faça em pequenas quantidades, porque ele não dura tanto. E, ah, não esquece de agitar, porque o amido de milho vai ficar no fundo do pote (e, se ficar entupido, basta passar água quente pra limpar).

_ 2 colheres de sopa de álcool
_ 2 colheres de sopa de vinagre branco
_ 1 colher de sopa de amido de milho
_ 1 1/2 xícaras de água

As receitas naturais são do Hello Natural e a gente já tá colocando em prática (e assim como todo novo produto de limpeza,  é bom antes testar em uma pequena parte).