7 dicas pra você se organizar de verdade (e não deixar as metas pra lá)

Toda troca de calendário é a mesma coisa. Você para pra pensar em tudo que gostaria de fazer diferente, pula as sete ondinhas com os desejos na cabeça e imagina as inúmeras possibilidades com as realizações. É promessa querendo ser mais saudável, aproveitar o tempo livre como nunca, ler mais livros, guardar dinheiro pra viajar mundão afora e por aí vai. Porém, passa a virada, o ano começa pra valer e nem sempre (ou quase nunca, rs) acontece de você colocar os planos em prática. É ou não é verdade?

Pode parecer clichê, mas, amor, eu e você mas toda essa coisa de sonho e reflexão serve também como uma ótima ocasião pra rever com calma tudo o que acontece ao seu redor, não é mesmo? É o momento ideal pra você pensar nos problemas e soluções com outros olhos e (por que não?) se reinventar. Então que tal não deixar tudo pra amanhã? Você pode aproveitar essa oportunidade maravilhosa pra estabelecer prioridades e organizar as ideias e sonhos num só lugar (só no coração não conta, viu? ♥). Imagine só, você com o crush, admirando os fogos na virada de 2019/20 e podendo afirmar com vontade: “Esse ano foi f%#@!”

Então dá uma olhada nas sete dicas que separamos pra você planejar seu tempo bem direitinho e ter um ano pra se encher de orgulho. Seja pra seguir tudo à risca, roubar algumas ideias ou adaptar do seu jeito, o importante é fazer o ano valer a pena. Olha só:

1. Calma aí, jovem! Um passo de cada vez

Mantenha os pés no chão e sem mania de grandeza. Defina resoluções simples e estabeleça algumas prioridades. Assim, você pode focar em pequenas metas diariamente. Já naqueles casos com metas mais ousadas, você pode imaginar o caminho até lá e alcançá-las no seu tempo.

Se for algo que você só vai conseguir realizar num futuro distante – digamos que no próximo semestre ou até mesmo em 2020 -, imagine estar diante daqueles quebra-cabeças com milhares de peças. Você reserva, todo dia, um tempinho pra encarar as peças, junta algumas, encaixa com outras e, quando menos espera, tá completíssimo e pronto pra próxima!

2. Monte o plano com uma rotina (e força na peruca pra mantê-la!)

Rotinas diárias, semanais, mensais, o que for. O importante é saber como será o seu dia a dia pra semana render e ver lá no fim do mês tudo o que você conseguiu realizar. Aliás, vamos combinar: ter uma rotina e conseguir riscar todas as suas tarefas também tem seu lado positivo (o alívio é um deles, rs). E sabe a melhor parte? Ter a possibilidade de deitar a cabeça no travesseiro com aquela sensação maravilhosa de dever cumprido.

3. Xô, preguiça! Nada de desculpas

Se sonhar não é impossível, conseguir se organizar pra chegar lá também não é. Preste atenção nos momentos em que você desperdiça tempo e veja se não poderia aproveitá-los de outra forma. Nada de achar que não tem tempo pra se organizar direitinho, ou que em algum momento tudo vai fugir do controle. O negócio é pensamento positivo na agenda e na meta lá na frente.

4. Anote os compromissos (e sonhos) num só lugar

Já sabendo melhor como lidar com a sua rotina, procure centralizar todas as suas metas e compromissos num só lugar e de acordo com o que considera melhor pra si. Pode ser agenda, planner, caderno, celular ou notebook. O importante é ter como conferir tudo sempre que surgir a necessidade.

5. A tecnologia é sua aliada

Curte a ideia de ter os compromissos na palma da mão? Então aproveite o embalo pra anotar as informações com seus eletrônicos conectados à internet. Hoje em dia tem apps e programas pra todos os gostos: Google Agenda, Calendar, Fantastical, Planner Pro e diversos outros. Até mesmo os mais bagunceiros conseguem se organizar rapidinho. :)

Não é adepto de todas essas novas tecnologias? Sem problemas, ainda é possível fazer bom uso do seu celular ou computador. Nada como uns bons e velhos alarmes agendados e uma das metas como plano de fundo do seu celular pra dar aquele empurrãozinho.

6. Não deixe de olhar pra trás

Conferir como você vem se organizando é fundamental pra ver com outros olhos todo o seu progresso. Pode ser pra ver o quanto você progrediu ou até mesmo pra se puxar ainda mais. Tem dias que nada dá certo ou as coisas acabam não acontecendo como você queria, mas olhar pra trás e ver toda a sua evolução pode ajudar na motivação pra seguir adiante.

7. Comemore as conquistas no caminho! \o/

Percebeu que a rotina tá diferente? Tem aproveitado melhor o seu tempo? Então bora festar! O caminho até alcançar seus objetivos pode não ser nada fácil, portanto lembre-se sempre de reservar um tempinho pra comemorar (e dar uma relaxada também, rs). Está mais próximo de alcançar aquele curso tão desejado? Tudo encaminhado pra viagem da sua vida? Então chame os amigos e partiu rolê!

Ter a sensação de estar no controle do seu tempo não é pra qualquer um, portanto aprecie as conquistas que a tão desejada meta terá um gostinho ainda mais doce. Dê esse presente pra si. ;)

Gostou das nossas sugestões? Tem alguma ideia diferente sobre como se organizar diante de todos os planos pra esse ano? Deixa seu comentário e vamos juntos fazer um 2019 incrível. ♥