10 erros comuns antes, durante e depois de beber vinho

Tá certo que cada um bebe o vinho que quiser e do jeito que quiser, maaaas que existem um monte de detalhes que podem tornar essa experiência ainda melhor… Ah, isso existe sim e não é pouco! E é tudo pensado pra você aproveitar ao máximo dessa bebida. A gente citou os erros mais comuns aqui:


Só uma por dia, tá? De só 800mL :P (Taça de Vinho Dose Diária)

1. Pensar que, quanto mais velho, melhor.
Nem todos são feitos para isso. Aliás, a grande maioria é feita pra ser consumida em um curto prazo de tempo.

2. Não guardar os vinhos deitados.
As garrafas devem ficar deitadas, porque assim as rolhas não secam e não tem chance de quebrarem quando abrir a garrafa. Ah, tirando o vinho espumante, que deve ser guardado na vertical.

3. Achar que a taça certa é frescura.
Não é uma questão de etiqueta não, viu? Onde você degusta o seu vinho influencia real no aroma e no sabor. Até a espessura dela pode afetar!

4. Segurar a taça onde tem vinho.
O certo é segurar o mais longe possível do vinho pra evitar que a sua mão não fique em contato com a bebida e que você não passe calor. Como a gente já disse, a temperatura certa é bem importante pro sabor.

5. Encher toda a taça.
O vinho precisa de um espaço para respirar dentro da taça. O ideal é encher até o ponto em que até o momento em que ela não é mais arredondada e passa a ser reta. Além disso, se o vinho for branco precisa estar numa temperatura mais baixa, então vale servir aubda menos do que o tinto.
E sabe aquela mexida na taça em círculos? Funciona mesmo pra ter o máximo de sabor – e, se tiver cheia, nem tente!

6. Tomar vinho numa temperatura mais baixa do que o ideal.
Cada tipo de vinho requer uma temperatura, mas é bem comum que as pessoas prefiram mais gelado do que deve ser. Mas cuidado, porque isso pode interferir no sabor da bebida!

7. Achar que decantar é só pra bonito.
Ele tem duas funções: a primeira é tirar os resíduos. Só que isso só acontece com vinhos mais antigos. Os mais simples ou mais delicados não devem passar por ele. A segunda função é a oxigenação, para que o aroma da bebida seja mais notado na hora de beber. Só que é importante entender quanto de tempo cada vinho precisa e SE isso realmente beneficia o que você vai tomar – alguns acabam perdendo o aroma quando oxidam antes da hora.

8. Beber muito rápido.
De nada vão adiantar todos esses cuidados se você tomar muito rápido. É preciso apreciar caaada gole, degustar bem.

9. Lavar a taça com detergente com fragrância.
Pois é, saiba isso pode interferir no sabor do vinho.

10. Guardar vinho na porta da geladeira.
Sabe aquele vinho que você não consumiu tudo e deixou pro dia seguinte? A porta da geladeira não é o melhor lugar, porque o vinho fica sendo muito movimentado. E entre uma taça e outra, fiac a dica para fechar com a rolha. Quanto menos tempo em contato com oxigênio, melhor ele vai estar.

Kit Queijo Cheese e Cheers | Taça de Vinho Dose Diária | Kit Abridor Garrafa

Pros amantes de vinho, tem uma sessão toda dedicada a vocês no site e também nas lojas. ;)