Impressões de uma brasileira sobre a China
A Carol Schmitz era designer da criação aqui na Imaginarium e está morando e trabalhando no nosso escritório lá na China como analista de desenvolvimento internacional (falamos disso estes dias)! Sim, no outro lado do mundo! Ela topou o desafio de morar lá para ficar mais perto de fornecedores e conhecer o mercado. E é claro que morar num país tão distante do nosso renderia várias observações de como a vida lá é diferente de aqui no Brasil. Inspirada no texto do francês Olivier Teboul sobre as impressões dele sobre nossa terrinha, ela fez um sobre as suas sobre a China. Clique e continue lendo:
– Aqui na China é muito poluído e o céu é sempre cinza. O sol só aparece após a chuva.
– Aqui na China o ano realmente começa depois do Spring Festival, o ano novo Chinês.
– Aqui na China se come só com palitinhos e no máximo uma colher para ajudar. E, assim como é difícil para nós comermos desse jeito, para eles, usar garfo e faca também é.
– Aqui na China a comida é muito variada: tem muitos vegetais, tofu, muito arroz (quase sempre não é cobrado), noodles e, claro, os famosos bichos estranhos. Mas, apesar de existir quase todo tipo de bicho pra comer (cachorro, escorpião, cobra, tubarão), isso não é tão comum. Os mais comuns são porco, galinha, peixe e frutos do mar (ao menos no sul da China).
– Aqui na China não se come nada cru (exceto o sushi dos vizinhos japoneses), tudo TUDO (até a salada) é frito ou cozido, para garantir a higiene do alimento.
– Aqui na China eles acham estranho termos um médico pra cada parte do corpo no ocidente. A medicina aqui é holística e incrível (sou uma admiradora).
– Aqui na China o trânsito é louco, ultrapassam como loucos, quase te atropelam. E cuidado com as bicicletas, elas podem ser ainda mais perigosas!
– Aqui na China quando você casa tem que ter uma casa! E a família do noivo deve providenciar isto. As fotos do casamento são tiradas antes do casamento. Eles colocam vestido branco, roupas tradicionais chinesas e vão pela cidade (parques, hotéis, pontos turísticos, pontes, etc.) bater fotos. E todos casam muito cedo, sempre antes dos 30.
– Aqui na China todo mundo namora. Você só vê casais pela rua. E vários se vestem iguais, com a mesma roupa, tipo gêmeos.
– Aqui na China você só pode ter um filho, então quase todo mundo é filho único. Mas quem é do interior às vezes “trapaceia” a lei, pois não tem tanta fiscalização. Quem tem dinheiro pode provar que pode pagar para sustentar um segundo filho, sendo assim, já conheci casais com 2 filhos.
– Aqui na China a balada ou é karaokê ou então, algo bem ocidental. Muitas vezes as cópias são um pouco engraçadas.
– Aqui na China todo mundo tem iPhone ou algum smartphone super power. E eles estão conectados o tempo inteiro: no metrô, no restaurante, na rua… todo tempo estão mexendo no maldito celular. Ninguém demora mais de 5 minutos pra te responder uma mensagem.
– Aqui na China, Facebook e Youtube são proibidos pelo governo chinês, mas alguns, assim como eu, usam VPN para poder acessar internet de outros países.
– Aqui na China você sempre pode negociar, principalmente em lojas de rua pode conseguir até 3x mais barato que o valor original.
– Aqui na China as pessoas não seguem muito uma religião, mas tem em sua cultura enraizados preceitos do taoísmo, confucionismo e budismo.
– Aqui na China quase todo mundo tem um nome ocidental, além do nome de batismo. Você é apresentado para Sharon, Iris, Helen, Fred, Alan, Andy… todos nomes sempre bem americanos. E eles inventam uns nomes também: já vi Feeling, Ocean, Summer.
– Aqui na China quase ninguém viaja para o exterior.
– Aqui na China, os banheiros públicos são no chão, você deve ficar de cócoras.
– Aqui na China é bonito ser bem branco. Então vários produtos cosméticos são “embranquecedores”.
– Aqui na China é muito seguro, não existe assalto. As leis são rígidas e também li que culturalmente a vergonha é algo importante, uma honra.
– A China é um país com 2 sistemas, assim como decretou Xaolin. O política é comunista, mas o sistema econômico é capitalista. E põe capitalista! Eles consomem muitooooo!!!
– Nunca diga que japoneses e chineses são iguais, isso é uma ofensa pra eles.
– Os chineses normalmente são muito tímidos, mas também muito amáveis e muito prestativos. Todos tentam te ajudar, mesmo sem falar inglês, fazendo gestos. E os que falam inglês, espanhol ou português (!!!) querem te conhecer e conversar com você! Eles são as pessoas mais fofas que já conheci na vida!