DIY: Como transformar o mundo
Hoje é dia do Voluntário, e nossa ideia é propor um DIY diferente: um passo-a-passo pra ajudar você a transformar o mundo em um ambiente melhor para se viver, virando voluntário em alguma causa. Ok, a gente sabe que é complicado mudar tudo, tudinho o que consideramos errado. Mas, se cada um fizer uma pequena parte, aos poucos começamos a enxergar as coisas melhor, não é?
O que você vai precisar:
- Vontade – você chegou até aqui… então vontade é o que não falta, não?
- Tempo – muito ou pouco, depende do quanto você pretende se doar.
Clique em leia mais para ver o passo-a-passo:
Como fazer:
- 1. Superar o derrotismo: sim, nada daquele papo de que é difícil, que você não é capaz, que o mundo é enorme e você é um serzinho pequeno e indiferente.
- 2. Se conhecer: quais as suas causas? Onde você gostaria de ver uma transformação? Você acredita que é preciso ter mais inclusão de crianças com necessidades especiais no mundo? Acha que as mulheres não são tratadas com igualdade? Odeia o trânsito, e quer ver uma solução pra isso o quanto antes? Faça uma listinha de prioridades, isso vai ser muito importante pra você estar sempre motivado.
- 3. É interessante pensar também: quais os seus talentos? Você já tem uma profissão ou algo que faça bem? Que tal transformar isso em trabalho voluntário? Por exemplo: se você é bom em matemática, pode ajudar crianças carentes oferecendo aula particular. Se o seu dom é dançar balé, pode procurar um centro comunitário e ensinar a garotada da região. Você adora ficar no computador e não larga o Facebook? Que tal tomar conta da página do Facebook da ong que fica pertinho da sua casa?
- 4. Procure os locais necessitados perto de você. Fique de olho em creches, centros comunitários, ongs. Uma boa sugestão é dar uma olhada na internet. Procure no Google “voluntário” junto com o nome da sua cidade. Espie também o site da ONU. Mas não fique só no computador. Quando encontrar algo que é a sua cara, vá lá, visite o lugar, fale que você quer ajudar e pergunte como será possível.
- 5. Se você quer se aprofundar no assunto, recomendamos muito o livro “Como Mudar o Mundo”, uma auto-ajuda filosófica escrita por John-Paul Flintoff. O livro é pequeninho e faz parte da Coleção School of Life, “uma série inteligente, rigorosa, bem-escrita, realizada por algumas das mentes mais proeminentes da área”, como a editora define. Recomendamos todos! ;)
- 6. Outras opções, que já falamos aqui: você pode realizar o sonho de Natal de uma criança, pegando uma cartinha nos Correios, doar sangue, fazer voluntariado como intercâmbio no exterior e até contribuir com pequenos gestos, formando uma linda corrente do bem.
E aí, pronto pra mudar o mundo?