Making Of: Como foram feitos os primeiros filmes da saga Star Wars
Quando o primeiro filme da série Star Wars foi lançado, lá em 1977, os recursos pra efeitos especiais não era assim, digamos, fáceis de fazer. Mesmo assim o Episódio IV: Uma Nova Esperança tem robôs, “monstros”, luta no espaço, naves espaciais e muitos personagens bastante mirabolantes. Se você é como qualquer mortal que já assistiu a um desses filmes antigos, já se perguntou como é que eles fizeram todas essas coisas na hora de filmar.
Pra começo de conversa, o criador da saga, George Lucas, teve uma super ajuda pra pensar como que as suas ideias iam ficar visualmente falando. Foi o artista gráfico Ralph McQuarrie que criou a maior parte dos personagens e cenários a partir dos scripts dos filmes em concept arts. Assim, ó:
O próprio George Lucas disse que ele os desenhos e a criatividade do Ralph foram essenciais pro filme ter sido o que foi.
Nos primeiros concepts os sabres de luz são usados por vários personagens, não só os Jedis. Isso mudou depois que o George Lucas decidiu que eles seriam exclusivos pra esses personagens.
Naquela época, os recursos em efeitos especiais eram MUITO diferentes dos de hoje. Não existiam mil programas capazes de fazer tudo no computador, por isso o jeito era se virar como dava.
Por exemplo: aquela abertura clássica foi filmada assim:
Cenas de batalhas foram gravadas usando a técnica do Chroma Key, quando tem aquele fundo verde (que aqui era azul) que é substituído no computador depois, sabe?
E muitas coisas foram filmadas em miniatura! Eles criaram maquetes dos cenários e até de alguns personagens, naves, robôs pra poder gravar algumas cenas:
Entendeu agora? Muito incrível, né? Por isso que os filmes do Star Wars fizeram TANTO sucesso e são TÃO importantes (e legais) até hoje! ;)