Qual a cara do Brasil?

Sete de setembro não é só o dia de não trabalhar, viu? Hoje é a comemoração da nossa conquista pela Independência do governo português. Desde então temos uma identidade, decisões políticas próprias e o nascimento de uma cultura de misturas. Desde então o Brasil tem cara de Brasil! Praia, gente bonita (como a Larissa Grace, da foto abaixo) sorridente, samba, feijoada, carnaval, jeitinho brasileiro e todos esse clichês que são mais que verdadeiros, mas não resumem a imensidão de costumes e maneiras de viver espalhadas pelo país.

Quase ninguém sabe, por exemplo, que existem mais de 50 comunidades no Brasil que, ao invés do Real, usam uma moeda própria para estimular o mercado local. E na maioria das vezes a iniciativa vem dos próprios moradores da comunidade! É o tal do jeitinho brasileiro de contornar situações e encontrar maneiras das coisas funcionarem. Nem que seja somente dentro do próprio bairro. Uma malandragem do bem, pode-se dizer.

Pra quem ficou interessado, esse vídeo explica como funciona a moeda “Sampaio”, própria do bairro Jardim Maria Sampaio em São Paulo:

Brasileiro tem um jeitinho pra tudo mesmo, não é? <3