Será que é verdade? Lendas urbanas dos discos de vinil
Quase todo artista que fica famoso enfrenta suspeitas sobre sua vida. Quando o assunto é criar lenda urbana, então, são poucos que escapam da teoria de que tem alguma mensagem subliminar em alguma das músicas. Pacto com o diabo, alguma estrofe que preveja o futuro da banda: ninguém escapa da investigação popular. :p
A campeã dessas teorias? A Xuxa! Uma das lendas maaais famosas do mundo musical é sobre os discos da Xuxa. Sim, a rainha dos baixinhos parece ter alguma ligação com o satanás, de acordo com as más línguas. :p Na época do sucesso do álbum que tinha a música Ilariê, surgiu a lenda de que se ouvisse a música ao contrário uma mensagem pro diabo daria pra ser ouvida.
A música Doce Mel também parecia falar “sangue” quando ouvida ao contrário. Na verdade, verdadeira, dizem que todas as músicas dela parecem ter mensagens subliminares se ouvidas ao contrário. Eita!
Nem as bonecas da Xuxa escapavam das teorias e eram consideradas suspeitas de atacarem as crianças durante a noite. Será? A gente acha que era só intriga da concorrência, hein.
Quem já fez isso, comprova: O mágico de Oz, esse filme doce e amado parece ter uma sincronia perfeita com o álbum Dark Side Of The Moon, do Pink Floyd. Até as letras teriam correspondência com as cenas do filme. Outro boato é que na cena em que a Dorothy está descendo o caminho de tijolos amarelos com o homem de lata, seria possível ver no fundo o vulto do que parece ser um munchkins pendurado por uma corda. Eu, hein? Mas essa foi desmentida depois de muito analisar a cena ao longo dos anos: era só um pássaro selvagem. :)
Chico Buarque teve vários álbuns censurados pela ditadura militar aqui no Brasil. Tanto que, em uma estrofe que falava da doença sífilis, a palavra foi substituída por um suspiro!
No fundo a gente sabe que a maior parte das histórias são histórias mesmo, mas se a gente se esforçar, vai ouvir cada coisa quando os discos são tocados ao contrário! :p E você, acredita nas lendas? ;)