Caçando tendências
Hoje em dia, todo mundo usa o termo tendência: vermelho será tendência no inverno, tachinhas eram tendência no ano passado. Mas a pergunta é: será que as pessoas realmente sabem do que estão falando? Na verdade, a maioria não! Elas estão usando o termo para falar de “modismos”, que são a “materialização” de tendências maiores – macrotendências – que são o parâmetro para o comportamento global.
E como isso funciona? Existe um profissional chamado cool Hunter (que no sentido literal da palavra significa “caçador de coisas legais”), que sai por aí fotografando sinais de comportamento das pessoas para entender como a sociedade vai estar no futuro. Bem naquele estilo “as nuvens estão pretas, sinal de que vem chuva”. Sacou?
Pois é, porque antes mesmo de as pessoas saberem o que querem, já dá é possível perceber alguns sinais que demonstram isso! Normalmente, o trabalho do cool hunter gira em torno dos trend setters, pessoas à frente do seu tempo, os moderninhos dos moderninhos. Por quê? Pode-se dizer que os trend setters lançam a tendência, e aos poucos os moderninhos passam a agir da mesma forma, e no final todo mundo entra na mesma onda. Nisso, os trend setters já estão com outra novidade, e por aí vai!
Ficou com vontade de sair por aí caçando tendências (informalmente, claro)? Então olha nossa tradução de umas dicas preciosas para ser cool hunter que o Trend Watching publicou:
1. Saiba o motivo porque você quer perseguir tendências.
2. Não confunda as tendências: há as macro, micro, modismos… a gente explicou isso num outro post, no blog da criação.
3. Reconheça os modismos!
4. Saiba que uma tendência não atinge todas as pessoas.
5. Seja muito hiper mega curioso.
6. Tenha um ponto de vista.
7. Tire proveito do excesso de informação dessa época.
8. Dê nome às tendências.
9. Para compreender bem a sua pesquisa, faça uma lista de tendências classificando cada uma.
10. Junte amigos, parentes, interessados para pesquisar. É legal ter um grupo para discussão.
11. Saiba colocar sua idéia: é importante saber “vender” sua pesquisa, mostrar para os outros com imagens, gráficos, vídeos…
12. Não se preocupe em perder o trem de alguma tendência, tenha em mente seu local, sua região, seu país. Depois você pensa no tempo!
13. Aplique as tendências em produtos e serviços.
14. Divirta-se! Deixe o pessimismo de lado.
15. Se a sua ideia é aproveitar as tendências em uma empresa ou coleção, é claro que vale passar a missão a profissionais da área.
E a gente adicionaria o item 16: é muito importante saber falar outras línguas!