Inspiração da semana: Grafite
Se você curte liberdade (e alguém não curte?), e em especial liberdade de expressão, é certo que no mínimo você aprecia grafite.
Diferente da pichação, o grafite é sim considerado e respeitado como uma manifestação artística que faz das ruas suas obras primas. Foi na efervescência política e cultural dos anos 70 que o grafite que conhecemos hoje realmente se mostrou para o mundo. Iniciado como forma de expressão da contracultura jovem, de tribos urbanas como o hip hop e das minorias excluídas, o grafite carrega a responsabilidade social e libertadora na sua arte até os dias atuais.
E ele só vem ganhando espaço e quebrando barreiras sociais e culturais como é característico dessa forma de expressão. Um ótimo exemplo é o castelo de Kelburn, em Ayrshire, na Escócia, no qual os filhos do proprietário, o conde Glasgow, sugeriram que a nova pintura dessa construção do século 13 fosse feita pelos grafiteiros brazucas Nina Pandolfo, Nunca e a dupla conhecida como Os Gêmeos. A intenção deles era justamente quebrar barreiras de preconceitos à arte urbana e repensar as pontes de diálogo entre o espaço urbano e rural.
A arte no patrimônio histórico foi feita em 2007, com duração de caráter temporário de 3 anos, mas o próprio conde Glasgow pediu aos órgãos responsáveis a ampliação do prazo para que a obra permaneça, tamanha a repercussão no mundo.
Os materiais utilizados pelos grafiteiros costumam ser as tradicionais latas de spray e muitas vezes até o látex, mas se você também quer experimentar toda a liberdade do universo do grafite, fica esperto porque você pode começar a dar asas a sua imaginação com apenas um click. Se animou? Pois no site graffiticreator você pode se sentir grafiteiro ao fazer seu próprio nome ou logo no melhor estilo street art. O site dispõe várias ferramentas que permitem você escolher fontes, cores, efeitos… enfim, escolher o design desejado pro seu grafite online. Então se joga no street style!