Uma visita pelo mundo antigo

uma viagem de negócios que rendeu boas descobertas e passeios.

Conseguir conversar com a Luciana Darwich, nossa gerente de criação, que voltou da Europa cheia de novidades e tendências, foi uma missão digna de filmes de espionagem, mas valeu cada segundo. A conversa aconteceu entre reuniões e cafés, com direito a fotos da viagem, catálogos e lembranças que ela trouxe na mala.

Então, Lu, o que exatamente você e a Laís – curadora da Imaginarium – foram fazer em Paris e Berlim?

Fomos visitar uma feira maravilhosa de Design em Paris. E em Berlim fizemos um roteiro que encomendamos, especialmente, para uma pesquisa bem intensa de referências e tendências.

Trabalhamos muito e percorremos lugares incríveis que fogem dos centros turísticos tradicionais, e isso nos leva para o coração destas cidades de onde tiramos muitas inspirações.

 

Com certeza, esse o período em Berlim e Paris deve ter sido rico em pesquisa e tendências. Como você resumiria o que sentiu nessa viagem?

Paris é um lugar absurdo, mas foi menos surpreendente que Berlim, fomos à Paris já sabendo um pouco do que vamos encontrar por lá. É uma cidade muito divulgada, não é atoa que Paris fervia, estava lotada e vibrante, como manda o figurino. Por lá o que mais gostei foram dos brechós, e do melhor falafel que comi nos últimos anos.

(a dica do falafel é: L’As du Fallafel – 34, rua des Rosieres, 750004, Paris. – se alguém estiver com viagem marcada e quiser comer falafel já sabe. E não esqueça de tirar uma foto e contar pra gente se a Lu estava certa!)

A loja Merci que é absurda de linda vale uma ida com toda calma lá. E em Paris, seja como os parisienses: tome café da manhã nas esquinas, é uma delícia.

 

Agora, em Berlim, o aeroporto desativado Tempelhof ganhou meu coração! A construção virou um parque com horta comunitária.  (não tem como não amar uma cidade, assim, né Lu?) Além disso, encontramos um mercado sem embalagens e o bairro Kreuzberg fez um estardalhaço com a gente, dava vontade de morar ali pra sempre. Berlim é apaixonante, é um passo a frente do mundo.

 

A viagem começou por Paris, onde vocês ficaram em Paris? E o que mais te chamou atenção por lá?

Ficamos em Montmartre, que fica em uma colina, o que nos dá uma visão de Paris indescritível. Mas isso não bastava, o bairro ficou conhecido no filme de Amélie Poulin e por ser perto do tão charmoso Moulin Rouge. O bairro todo é um cenário de filmes, ruazinhas arborizadas, cafés, pintores e pinturas nas calçadas, cabarés.

 

Já em Berlim… Como foi?

O modo de viver em Berlim foi o que mais me chamou atenção. Eles valorizam o que há de mais contemporâneo, mas também vivem para o feito à mão, o original, o natural, orgânico. Muitas hortas comunitárias, muita consciência e leveza. Muito compartilhar e reutilizar.

Berlim foi paixão à primeira vista, daquelas de faz o coração parar por um milésimo de segundo.

 

Ok, Lu você se apaixonou muito por Berlim e perdeu o ar com Paris. Mas qual foi a principal diferença que sentiu entre as duas capitais?

Acho que a diferença está na história de cada cidade e de como cada uma reage as mudanças. Berlim foi destruída na segunda guerra, mas o modo que a cidade se reinventou, aprece ter trazido leveza, desapego, um espírito jovem e libertador no estilo de vida que paira por lá. E valores mais fortes de vida.

Já em Paris, por ser uma joia para o mundo toda, ela é mimada. Hahahaha

(Melhor definição de Paris que já escutamos por aqui)

Fiquei com a sensação de não ser permitido viver a cidade fora dos modelos vendidos. Fiquei com vontade de voltar para viver e conhecer uma Paris mais real.

Agora, depois de toda essa experiência cultural pelas cidades, o que você recomenda pra quem está indo conhecer Paris e Berlim?

Em Paris, viva o clichê, compre um bom vinho – que é muito barato por lá – estique uma toalha na grama ao pé da torre a noite, e tome com queijos comprados no mercadinho da esquina. Vale com um grande amor, com amigos ou com você mesmo!

Chegando em Berlim, você vai até a “Do you read me?” – livraria mais cool da cidade, compra um livro, e vá  para o aeroporto desativado, senta nos banquinhos feitos à mão, e aproveite os canteiros de horta comunitária ao seu redor e veja o por do sol.

Na próxima viagem para Europa, qual cidade vai estar de novo no roteiro?

Berlim!

 A gente sabe que nem tudo são flores na gringa. Do que você sentiu falta por lá?

Do nosso calor humano e simpatia. Eles são sempre muito educados, mas nada como a nossa simpatia e alegria.

 E o contrário, algum ‘jeitinho’ de lá que você traria para o seu cotidiano aqui?

Fazer o bem feito, fazer o melhor independente do que seja. A ordem do viver em comunidade. O que é de todos, todos cuidam.

 

Depois dessa conversa, a gente já arrumando as malas, separando o passaporte e comprando as passagens. Quem tiver oportunidade de conhecer Berlim e Paris, as dicas de lugares e passeios estão dadas. Enjoy it!