Black Mirror: em que ordem assistir a 4ª temporada

No finalzinho de 2017, no dia 29 de dezembro, a Netflix deu um presente pras nossas férias: mais uma temporada de Black Mirror! Só que, com novos episódios, vem aquela dúvida e toooda aquela discussão sobre como assistir.

Eis a questão: ir na ordem dos episódios ou não?

Em uma entrevista pro Bustleo criador Charlie Brooker e a produtora executiva Annabel Jones falaram sobre isso. :O

Agora essa informação pode acabar com todas as teorias que você viu até agora: pro Charlie Brooker, a ordem é irrelevante e você pode ver do jeito que quiser.

Já pra terceira temporada, aí sim! Ele disse que a ordem foi importante pra poder começar com algo mais ~acessível pra que as pessoas percebessem que Black Mirror é bem imprevisível e que cada episódio é diferente. Deu certo, né? Pode ver que começaram com Nosedive, aquele que as pessoas tinham notas e se davam likes. E logo depois Playtest, o de video games e realidade aumentada, que tinha um tom beeeem diferente e muito mais assustador.

Resumo sobre a quarta temporada: ele disse que não pode decidir, cada um assiste na ordem que quiser. A dica dele é que as pessoas olhem pra lista de episódios e clique naquele que mais interessa. Ou que fale com o amigo que viu… Muita gente faz isso já, né? Se quiser inovar e sair da ordem, tem uma sugestão aqui:

  1. Hang the DJ
  2. Crocodile
  3. Arkangel
  4. Metalhead
  5. USS Callister
  6. Black Museum

Assim você começa com Hang the DJ, um episódio mais leve e sobre namoro na era das redes sociais, algo como um Tinder.

Depois vai para Crocodile, algo mais assustador – imagina uma tecnologia que lê a sua mente?

E depois desse episódio pesaaado, que tal assistir esse numa vibe indie, dirigido pela Jodie Foster? Arkangel é sobre superproteção, privacidade e paternidade.

Sobre o quarto episódio da lista, Metalhead, o Brooker diz que, se a temporada fosse um álbum, esse seria um single! Então nada mais justo do que colocar lá pra metade, né?

E aí depois vem um bem espacial, futurista e leve pra assistir, USS Callister.

Por último, Black Museum, que tem vários easter eggs fazendo referência a episódios anteriores e é mais longo, pra fechar bem a temporada!

E aí, decidiu qual ordem vai assistir? Ou, se já assistiu, qual você indica?