Moda em transformação: conheça 2 projetos que dão um novo olhar às roupas

Entre tantas coisas legais da vida, sabe o que pode estar lá no topo da lista? O nosso poder de transformar. As pessoas, as coisas, as relações, tudo pode mudar, melhorar e se resignificar… Lembra daquelas ideias de como resignificar produtos Imaginarium? Então! Dá pra fazer muito mais com várias outras coisitchas, como as roupas.

E tem dois projetos bem bacanas empenhados em fazer a gente repensar o consumo de moda e a indústria de vestuário, com a iniciativa de justamente transformar o que a gente veste, pensando em sustentabilidade sim, mas sem deixar de lado aquilo que a moda tem de mais especial, que é mostrar pro mundo a identidade de cada um.

Mariana Pellicciari, Eliza Dantas e Gabriela Mazepa, que são moças entendidas no assunto, criaram o projeto Roupa Livre e daí surgiu o Re-Roupa, uma iniciativa que basicamente faz uma roupa virar outra inteiramente diferente. Os materiais são peças de vestuário ou da indústria têxtil garimpados por aí, e deles surgem coleções novas e únicas, como essa feita pro Enjoei. Além disso, são abertas oficinas que ensinam como dar essa repaginada completa nas suas peças.

Outro projeto que tá longinho, mas que a ideia é incrível, é a Biblioteca Fashion desenvolvida pela loja LENA, lá de Amsterdã. O conceito é como o de uma biblioteca de livros, você pega, usa e devolve pra outros interessados também poderem aproveitar a peça. Pra participar a pessoa tem que fazer uma assinatura e pagar uma mensalidade mínima que equivale a uns 70 reais. De acordo com cada mensalidade, você tem um número de pontos pra poder pegar em roupas durante o mês. É simples, útil e tá cheia de coisas bonitas. Alô Brasil, bora se inspirar nessa também? ;)