Sustentabilidade: como replantar alimentos que seriam jogados fora
Na cozinha natural muito se cria, mas nada se perde e tudo se transforma! O desperdício de alimentos é uma prática recorrente em muitas casas do mundo todo, mas cada vez mais pessoas vêm se conscientizando e problematizando esse hábito. Acontece que a partir de probleminhas sempre surgem soluções criativas e espertas, que a gente vê e já quer logo compartilhar com você aqui. :)
Então se liga nessas dicas de como replantar alimentos que seriam jogados fora pra depois poder saborear legumes e hortaliças no capricho sem gastar nada a mais:
Cebolinha
Muita gente usa apenas o verde da cebolinha e a parte branca vai direto pro lixo! Nã-nã-ni-nã-não. Ao cortar, deixe a parte branca ainda com um pedaço de verde, coloque num copo deixando o branquinho submerso na água, deixe num lugar com luz do sol e logo mais cebolinhas vão brotar.
Manjericão
Com o manjericão o esquema é diferente. Primeiro você separa e corta alguns galhos, e deixa as folhas apenas na parte superior das hastes. Então coloca num copo de vidro e deixa lá, num lugar ensolarado e trocando água de dois em dois dias, até surgirem raízes de uns 2 cm. Aí é hora de replantar e ter essa belezura brotando na sua hortinha por muito tempo!
Alecrim
O alecrim segue o mesmíssimo esquema do manjericão e de vários outros temperos também, como coentro e hortelã. A dica a mais pra ele é não regar demais e usar areia grossa junto com terra musgo no vasinho.
Alho
O alho nem precisa ser replantado, ó que maravilha. É só não tirar as folhas do bulbo e colocar os dentes de alho na água que já brotam mais alhinhos.
Cenoura
A cenoura segue a mesma ideia. Quando cortar a cabeça da cenoura com os ramos de folhas junto, não jogue fora. Coloque numa travessa com água, e em mais ou menos 15 dias tem cenoura nova no pedaço.
Aqui se come, aqui se planta e aqui se replanta! <3
Fonte: SOS Solteiros