5 mulheres protagonistas de filmes de ação

Quem falou em sexo frágil? Cada vez mais esse estigma associado às mulheres vem desaparecendo (ainda bem, vamo combinar, né?). Se antes as telinhas do cinema eram protagonizadas por machos dispostos a salvarem a (sempre) indefesa donzela, hoje parece que o jogo virou, né mores?

Afinal, determinação, força e coragem não se limitam à gênero, e a gente enumerou as cinco protagonistas de filmes de ação mais baphônicas dos últimos tempos que você deve incluir na sua listinha:

1. Rogue One: Uma História Star Wars

Se a gente adorou a Rey como protagonista do último filme da saga Star Wars (O Despertar da Força), o spin-off, Rogue One: Uma História Star Wars, a gente amou forte! O filme trouxe mais uma vez uma mulher como personagem principal, a Jyn Erso (interpretada pela talentosa Felicity Jones), que foi essencial na destruição da Estrela da Morte no filme Uma Nova Esperança, e com certeza entrou pra história da franquia.

2. Jogos Vorazes

Katniss Everdeen é ídola! Você provavelmente já viu a trilogia Jogos Vorazes (se não viu, tá fazendo o que aí que não começou a maratona na Netflix?), e a personagem principal, interpretada pela miga Jennifer Lawrence, tem tudo o que a gente inspira a ser: corajosa, independente, bem resolvida, destemida e amorosa também. A gente agradece Suzanne Collins, escritora da trilogia, por ter criado essa personagem incrível. <3

3. Harry Potter

Tem como a nossa rainha de Harry Potter não entrar pra essa lista? Hermione colocava os amiguinhos de Hogwarts no chinelo com a sua coragem e inteligência – desculpa aí, Ron e Harry, mas aqui a gente só fala verdades¯\_(ツ)_/¯ . A maravilinda Emma Watson eternizou essa personagem tão querida, e hoje a atriz é um espelho de inspiração pra gente com todo o seu envolvimento em causas beneficentes e apoio a movimentos feministas.

4. O Tigre e o Dragão

Quando você pensa em artes marciais, vem à sua mente homens lutando? Apague isso já: nesse filme temos duas mulheres protagonistas! Jen (Zhang Yi) é ambiciosa, dona de si e dispensa um casamento arranjado pra seguir aquilo que acredita (nesse caso, ela se torna uma criminosa: não aconselhamos). Já Yu é uma guerreira que coloca a sua honra acima de tudo. Além de derrubarem o estereótipo de que “luta com espada é coisa de menino”, as duas personagens são complexas e super diferentes, o que deixa o filme ainda mais emocionante!

5. Alien

Antes de todas essas divas, tem uma antecessora que abriu as portas para o papel feminino em filmes de ação. Essa mulher foi Sigourney Weaver, na série Alliens, interpretando Ellen Ripley. Além de ser uma mulher num gênero de filme dominado pelo sexo masculino, ela ainda conseguiu algo inédito: foi a primeira atriz a ter uma indicação ao Oscar por um filme de ação (isso até hoje, tá mores?)! Ellen não é a mais simpática ou querida das personagens, mas a sua sensibilidade e fragilidade mostra o quão complexo todos nós podemos ser. Marcou a história por vários motivos!

Que essa lista e os papéis aumentem cada vez mais, porque, né, se não tem mais de UM Oscar para atrizes de filmes de ação em 88 anos, pode ter certeza que não é por falta de atrizes incríveis.