6 livros para crianças que são puro girl power

Todo mundo tem uma história preferida que ouvia quando era criança, né? Tudo isso marca muito a infância e tem um papel bem importante no nosso crescimento.

E quando a gente indica livros aqui, não tá se limitando só às meninas, apesar de a maioria ter elas como grandes protagonistas (afinal, as meninas ouviram por muito tempo história em que, quem tomava a iniciativa, era o príncipe ou o herói da história, né?). A ideia aqui é que os livros façam cada um sair do estereótipo de gênero de meninos e meninas e ver que as pessoas são  diferentes uma das outras – e tá tudo bem, isso é bom, faz parte. :)

Malala, a menina que queria ir para a escola – Adriana Carranca

Uma versão leve e fácil pra contar a história de Malala, a menina do Paquistão que se recusou a parar de estudar quando o Talibã proibiu que meninas fossem para a escola.

Histórias de ninar para garotas rebeldes – Elena Favilli e Francesca Cavallo

Esse livro reúne muito conteúdo que não vai encantar só as crianças. São 100 biografias contadas em uma página cada sobre mulheres reais que marcaram história. Pra deixar claro que gênero nenhum pode privar alguém de chegar em algum lugar e que o papel da mulher vai muito além de esperar o príncipe perfeito dos contos de fadas.

Até As Princesas Soltam Pum – Ilan Brenman

Esse é um livro que faz as crianças se divertirem! Na história, depois que a personagem principal chega da escola, pergunta para o seu pai se as princesas soltam pum. Foi aí que ela descobriu o livro secreto das princesas que contava esse segredo. E teve ainda uma sequência: O livro secreto das princesas que soltam pum.

Ceci tem pipi? – Thierry Lenain

Max é um menino que divide as pessoas em duas: os com-pipi e e sem-pipi. Para ele, as meninas só sabiam desenhar flores e brincar com bonecas – tudo porque faltava o pipi. Só que depois que ele conheceu melhor a Ceci, mudou de ideia. Descobriu que nada faltava nela, que ser menina não significava ser menos e que elas poderiam fazer tudo o que quisessem. O livro não entra em discussões mais aprofundadas de gênero, mas é um bom começo!

Menina Bonita Do Laço De Fita – Ana Maria Machado

É um livro com uma história lúdica que traz a diversidade racial como assunto principal, já que a personagem principal é uma menina negra, muito admirada pela sua cor de pele pelo vizinho coelho. Bom para fazer as crianças aceitarem as suas diferenças e a dos coleguinhas em volta.

Olivia não quer ser princesa – Ian Falconer

Enquanto todas as amigas da porquinha Olivia queriam ser princesas com vestido cor-de-rosa e varinha de condão, ela queria ser diferente. Nada contra quem quer ser princesa, mas a questão é descobrir que a vida é cheia de alternativas.

É daí que vem uma geração com mente aberta e pronta pra encarar os desafios (e preconceitos) dessa vida. Então bora espalhar essas lições de aceitação, amor, diversidade e empoderamento? : )