Como combinar comidas e cervejas

Tem gente que não dá tanto valor pra essa ideia de harmonização quando se fala de cerveja. Mas esse é um erro, porque os tipos de cervejas podem ser tão complexos como vinhos, em que essa prática é bem mais comum.

A ideia quando você harmoniza comidas e cervejas da maneira certa é que cada elemento se combina tão bem que nada se sobressai, só se complementa! Espia só esses primeiros passos pra você ser um verdadeiro sommelier de cerveja! ; )

English Stout

O tom é escuro e é feita com malte torrado com um sabor que varia do café ao chocolate. O tostado do malte combina com pratos fortes, como carnes vermelhas grelhadas, churrasco e molho barbecue. Teste também com sobremesas de chocolate que vai valer a pena.

Cerveja de trigo

O malte é de trigo, então ela tem um toque mais amargo. Quando se fala de harmonização, é uma curinga. Pode perceber que há indicações para combinar com comida tailandesa, alemã e mexicana, mas também tem espaço para as mais leves e pouco temperadas, como saladas.

Pilsner

É a mais conhecida no mundo todo e facinha de encontrar. Ela é leve, com baixo teor alcoólico e a gente tem a impressão que ela combina com tudo, né? E é bem assim mesmo. Refresca e acompanha pratos que não queiram alterar o seu sabor com a cerveja, sabe? Quanto mais leve, melhor. Frutos do mar leves, como peixe branco, e saladas. 

Bock

É levemente adocicada, é escura e faz muuuita diferença nos pratos.Por ser encorpada, combina com pratos que combinem com isso. Ou seja: queijo gouda, gorgonzola, carne de porco e culinária alemã.

Tripel

Ela tem um sabor mais completo (algo como frutado e floral), é encorpada e tem alto teor alcoólico. Combina com peru, pato e sobremesas doces também, que destacam mais o seu sabor. É digestiva e vai bem também depois das refeições.

Belgian Ale

É um dos estilos mais clássicos. Ela tem características frutadas e um sabor mais amargo. Combina com pato, ossobuco e cordeiro.

Se você tá aqui, seu negócio é cerveja, né? Então clica aqui que tem mais!