Como funciona a parte de importação da Imaginarium

Hoje, vamos falar sobre o Comex, ou Comércio Exterior, um setor bem ligado ao desenvolvimento (quase uma parte dele, na verdade), que trata da importação de produtos. É só clicar em “continue lendo” pra embarcar nesta viagem ao outro lado do mundo com a gente.

Tudo começa na RDP (reunião de desenvolvimento de produto – no Brasil) e a escolha do que precisamos para as próximas coleções. Ela se baseia em vários fatores, como análise de estoque, histórico de vendas, desempenho de outros produtos, e, claro, da nossa pesquisa de tendências e das necessidades dos nossos clientes.

Com esse briefing em mente, o pessoal vai às feiras na China, procura tudo o que tiver a ver com as nossas próximas coleções e ideias, pede informações de todos os tipos (preço, quantidade mínima de compra, porto de embarque e mil eteceteras) e volta  ao Brasil com sugestões para serem apresentados nas nossas reuniões de compras.

Parece simples, né? Mas você nem imagina que, por trás de tudo isso, existem duas grandes equipes, separadas por milhares de quilômetros de distância, que exercem suas funções aqui e do outro lado do mundo.

Lá na China, temos o pessoal de sourcing, que busca produtos nas feiras, acompanha os prazos, a produção de produtos, negocia direto com os fornecedores e hoje conta com uma equipe 100% internacional. Lá também temos uma equipe de qualidade, que realiza todas as inspeções, validação de fornecedores e testes. Hoje temos 3 brasileiros que moram em Shenzhen, onde fica nosso escritório, que conta no total com 12 pessoas (fique de olho, em breve teremos um post contando sobre como é a vida por lá!)

Aqui no Brasil, temos ainda o desenvolvimento de produtos da China, responsável por todo o contato com fornecedores, especificações dos produtos, contato com a criação, etc. Fora o  departamento financeiro e logístico, que se encarrega do agendamento de embarques, documentação e pagamentos aos fornecedores. Por aqui, são 6 pessoas só focadas em importação.

Ufa, é gente (e trabalho!) pra caramba!

Ah, mas tem um detalhe: os contatos são na China porque o país é um pólo centralizador de negócios, mas vale lembrar que temos fornecedores de diversas partes do mundo, como canadenses (Umbra), holandeses (PT), americanos (Kikkerland e Wesc) e de Hong Kong (HK), pra citar alguns exemplos.

Tudo isso pra garimpar os melhores fornecedores, que respeitem os direitos humanos e todas as regras internacionais, e trazer produtos para as nossas lojas com a qualidade Imaginarium pra você. ;)

Gostou deste post? Então fique por dentro de como funciona a Imaginarium lendo os posts sobre cada setor: vitrineRH, marketingprodutoteca, desenvolvimento  e criação. E semana que vem tem mais!