Lugares para viajar na Páscoa

A gente sabe que nessa correria nem deu tempo de você pensar no que fazer no feriadão de Páscoa, né? Acertamos?

E é bem pra isso que estamos aqui: pra dar ideias pra vocês terem tempo de programar tudo e colocar o pé na estrada. Pra ficar mais possível, já que o Brasil é beem grande, a gente separou por regiões. Vem cá escolher o seu destino para viajar na Páscoa:

Para quem está no Sul

Canela e Gramado têm aquele clima de Serra, ficam pertinho uma da outra e são um destino para o ano todo. O que dizer de uma cidade que tem lojinhas de chocolate artesanais em todos as esquinas??
Restaurantes ótimos, centrinhos movimentados, uma cidade bem projetada e paisagens lindas (em Gramado, não deixe de visitar o Lago Negro e, em Canela, o Parque do Caracol).

Apesar do tempo que você pode levar de carro até Punta del Este, no Uruguai, (cerca de 9 horas de viagem de Porto Alegre), dois dias são um bom tempo para você conhecer a cidade. Não espere tanto por praias paradisíacas de mar azul clarinho, porque o negócio é mais agito, conforto e infraestrutura. A Av. Gorlero, cheia de restaurantes, cafés e lojinhas, vai render muito rolês durante a noite.

Lugares para viajar na Páscoa_região sulGramado (crédito) | Punta del Este (crédito)

Para quem está no Centro-oeste

A Chapada dos Guimarães, no Mato Grosso, é perfeita pra quem gosta de cachoeiras, trilhas e quer se desligar um pouco do dia a dia. E o melhor é que você nem precisa ser atleta ou fazer trilhas longas pra curtir tudo isso. A infraestrutura do parque não é tão boa, mas nada que tire a beleza do lugar.

Um outro destino pode ser a Chapada dos Veadeiros. Em abril está acabando a época de chuvas, então conhecer a principal atração turística de Goiás pode ser uma boa ideia. Cachoeiras de todas as alturas não vão faltar e tem trilha de nível fácil a difícil. Dizem que, como o município está sobre uma placa de quartzo, ela proporciona boas vibes (então, se você gosta de meditar, esse é mais um motivo).

Lugares para viajar na Páscoa_região centro-oesteChapada dos Guimarães (crédito) | Chapada dos Veadeiros (crédito)

Para quem está no Nordeste

Um paraíso bahiano para conhecer: Morro de São Paulo. Abril é uma boa data, já que não está na alta temporada (dezembro a fevereiro) e nem na baixa temporada (maio e junho), períodos em que chove mais. É um lugar descontraído e você pode se hospedar na praia que mais tem a ver com a sua vibe: mais sossegadas, mais agitadas ou ficar estrategicamente entre as duas.

Se você gosta de aproveitar tudo quanto é tipo de atividade, se joga pra Jericoacoara. Passeio de buggy, carminhada, kitesurf, windsurf, quadriciclo, sandboard, além de lugares que são verdadeiros cartões-postais. Ou seja, pode levar os filhos, os sobrinhos, os netos, que todo mundo consegue aproveitar. Ah, algumas coisas que você precisa saber para sentir o clima da cidade: não tem caixas eletrônicos e as ruas não têm postes (a iluminação é apenas nas casas).

Lugares para viajar na Páscoa_região nordesteMorro de São Paulo | Jericoacoara

Para quem está no Sudeste

Se você está lá pelo Rio ou fica fácil de dar um pulo lá, saiba que Arraial do Cabo é a definição de paraíso. Não deixe de ver o pôr-do-sol na Praia Grande e de fazer um passeio de barco no Pontal do Atalaia e na Ilha do Farol (está em listas como uma das mais lindas do mundo).

Ou que tal curtir a serra capixaba? Pedra Azul fica há 1h30 de Vitória, capital do Espírito Santo, e o melhor é ir de carro pra aproveitar a beleza pelo caminho – Rota do Lagarto, anote esse nome. Vai ser um feriado tranquilo com paisagens de tirar o fôlego, muitas opções de pousadas e uma culinária local deliciosa!

Lugares para viajar na Páscoa_região sudesteArraial do Cabo | Pedra Azul

Para quem está no Norte

A Ilha de Marajó é um arquipélago no estado do Pará que esconde muitas belezas. A saída é de Belém por lanchas confortáveis em um passeio que dura quase duas horas ou é possível também ir em balsas para carros. As melhores cidades para se hospedar e que têm mais infraestrutura são Soure e Salvaterra (as duas são separadas por um rio).

Conhecer a Amazônia é um passeio e tanto! Você pode optar por um hotel de selva (tem para todos os gostos) ou se hospedar em barcos. Essa época é mais chuvosa, mas não se engane: isso é bom, porque assim os barcos percorrem percursos maiores, os deslocamentos são fáceis e dá para fazer passeios pela floresta inundada.

Lugares para viajar na Páscoa_região norteIlha de Marajó (crédito) | Amazônia

E se não tiver jeito de programar, anota aí as dicas para um próximo feriadão. Aaliás, quanto a isso, não podemos reclamar de 2017, né?