Hey, como são feitas as vitrines e o Visual Marchandising da Imaginarium?
Criatividade sem mudança, tem como? Tem não! E é essa duplinha que move tudo o que envolve a Imaginarium, desde a criação dos produtos, passando pelo marketing e mídias sociais (oie!), e chegando lá na vitrine da loja Imaginarium que você vai passar, olhar e se encantar.
E são essas vitrines, que figuram as campanhas, quem puxam essa metamorfose ambulante que é o mundo Imaginarium que você não só compra, mas vive!
Por aqui, o nosso escritório também mudou, e a galera do VM (visual merchandising) foi contemplada com uma vitrine e uma loja com todos os produtos lá dentro, pra eles poderem simular ações, campanhas e tudo mais antes do Brasil inteiro receber as nossas novidades. Eles também contam com uma maquete pra simular o VM, e quando algo chega nas lojas tudo já foi testado e muitíssimo aprovado. ;)
A Yatussa do VM contou mais sobre como é participar desse processo e transformar tantos produtos distintos e criativos em vitrines que contam histórias e tocam pessoas. Espia só:
“Vou começar com uma frase que não canso de repetir: a vitrine atrai o cliente, mas quem prende dentro da loja e converte em venda é o VM (visual merchandising) de interiores. Nossas vitrines são consagradas e já receberam prêmios, mas e o interior das lojas?
No início, a Imaginarium queria se destacar no mercado como uma marca de presentes, então o VM de interior de loja era bem prático e o mix de produtos (os diferentes tipos de produtos) era bem menor, então, a exposição era por função. Nós chamamos esse tipo de exposição de “supermercado”: todos os porta-retratos agrupados, todas as canecas, todos os copos… e assim por diante.
Com o passar do tempo e com a chegada da concorrência antes inexistente, percebemos que a nossa marca poderia oferecer algo mais ao cliente, e naturalmente viramos uma marca de “lifestyle”. Mas e como definir o nosso publico consumidor, e acima de tudo como materializar esse lifestyle em loja?
Primeiro decidimos mapear o nosso público alvo, e a partir disso segmentar os perfis na loja. Desta pesquisa surgiu os nossos 6 estilos que ajudam a segmentar esteticamente o interior de loja: Fun (Perfil Unissex), Feminino Delicado (Perfil feminino adulto), Muito Tudo (feminino jovem), Visto (Bolsas e bijoux/ Fem geral), Utilitários (Masculino adulto) e Pimenta (Namorados). Dentro de cada um desses estilos temos um mix de produtos diferentes focado para aquele público.
Sempre gostei da Imaginarium, conheço a marca desde que vim fazer faculdade em Floripa em 2003. Vim conhecer a marca pra fazer um freela que nunca aconteceu, hehe… e entrei para o VM com o desafio de trazer a visão do fast fashion pra dentro da marca. Trabalho há 7 anos como Visual Merchandiser, e a Imaginarium é a marca mais desafiadora que já trabalhei por possuir um mix de produto muito amplo (temos desde um pufe cupcake a uma borracha em formato de pizza). Cada amostra que chega no escritório é uma alegria e uma lágrima, rsrsrs, porque é sempre um produto muito diferente… mas para toda exposição existe uma solução.
Então para destacar estes diferentes formatos precisamos sempre movimentar os produtos em loja, por isso em cada campanha trocamos todo o layout e mantemos a organização estratégica, por cartela cor, tamanho e coleção.”
Vai campanha, vem campanha, tudo muda e sempre surpreende, só fica o nosso amor e felicidade por esses tantos universos imaginários que se tornam reais na sua vida! :)