Workshop de Caligrafia que rolou na Imaginarium

O Felipe Martins é designer aqui da Imaginarium, e passa o dia criando produtos. Escolhendo cores, tendo ideias, testando essa ou aquela fonte. E não é que quando ele chega em casa continua nessa busca pela letra mais incrível, mais perfeita? Sim, ele é um daqueles designers apaixonados por caligrafia e tudo que isso envolve.

Por essas e outras, ele se juntou com a Luciana Darwich, nossa gerente de criação, pra desenvolver uma oficina de caligrafia pro pessoal da criação, e no dia 10 de janeiro a galera saiu daqui com mil ideias e inspirações.

O Felipe contou um pouquinho pra gente sobre quando começou seu interesse pelo assunto, o porquê da sua paixão pela caligrafia e outras ideias e experiências muito bacanas sobre o tema, dá uma olhada:

“Eu estudo caligrafia no meu tempo livre desde 2009, quando fiz um curso específico em São Paulo. É bacana entender de onde vem o formato das letras que usamos todos os dias no computador, ver que tem relação total com o movimento da mão. É bonito isso, as letras se tornam bem humanas.

Penso até em estudar árabe, só para escrever em árabe, acho lindo. Quando estive no Marrocos, em 2008, fiquei fascinado por alguns documentos escritos à mão que vi em museus e também pela escrita manual presente nas cidades, nos souks (mercados a céu aberto) ou em sinalização improvisada pelos moradores, pintada nas paredes e muros.”

Pra finalizar, o Felipe deixou 3 ótimas sugestões de artistas que fazem um trabalho super original quando o assunto é caligrafia. E lá vai:

  • Niels “shoe” Meulman: o projeto é o Calligrafitti, em que o holandês decidiu juntar seu talento para a caligrafia com sua experiência na arte de grafitar, e o resultado não podia ser nada além de incrível.
  • Julien Breton: o francês, também conhecido como Kaalam, faz arte experimental em que junta seu encanto pelo estilo da caligrafia árabe com o light painting. O efeito é surreal e único!

 

  • Luca Barcellona: o talentoso artista italiano faz a arte da caligrafia parecer simples e natural. Confere nesse vídeo a habilidade do rapaz:

A ideia é que mais iniciativas legais como essa aconteçam sempre aqui na Imaginarium, com as outras pessoas contando um pouco mais de suas experiências em diversos temas. Aguarde!