Truques de cozinha básicos que você precisa saber

Tá tentando se tornar um chef cada vez melhor na cozinha? Tá, nem precisa de tanto. Aliás, esse post é bem pra você aí, que se vira bem e tá querendo aprender truques básicos que possam ajudar a ter pratos cada vez melhores. Porque se tem uma coisa boa nessa vida que tem que ser prioridade, provavelmente é comida :P

Truques básicos de cozinha

Mixer | Copo para viagem | Garrafa | Vaso caneca pote

E não pensa que o que a gente vai falar aqui é coisa complicada não, tá? O negócio aqui é simples, mas faz diferença. Anota aí os truques de cozinha que você ainda não sabe:

1. Guarde cada tempero no lugar certo.
Pra cada item durar mais, o melhor é guardar num lugar fresco e escuro. Em cima do fogão não é um bom lugar, por exemplo, porque o calor pode alterar o sabor.

2. Não dá pra arriscar o tamanho da panela.
Se você acha que pode não ter espaço suficiente pro que você quer fazer, melhor trocar. É que o calor pode não se distribuir para o resto da comida na panela e deixar o prato não tão bom assim. Se for fazer algo na frigideira, como um frango, tente sempre deixar uns centímetros entre cada pedaço.

4. Aqueça beeem a frigideira antes de colocar óleo ou manteiga pra saltear.
Só adicione esses ingredientes quando estiver bem quente MESMO. Se tiver na dúvida, jogue um pouquinho de água pra ver se evapora rápido. Caso sim, pode começar os trabalhos!

3. Pra cortar a cebola, mantenha a raiz intacta.
Descasque, segure pela raiz e faça o corte sem tirar essa parte. Aí depois mude a direção e tenha tudo cortadinho sem bagunça na cozinha. ; )

4. Saiba que cada alimente tem seu o próprio tempo de cozimento.
Logo, colocar tudo junto pode não ser uma boa ideia se você tá começando. Se for fritar cebola e alho, por exemplo, o primeiro vai ficar pronto antes.

5. Já cozinhou os legumes no valor?
Ta aí uma boa opção pra manter a cor, os nutrientes e o sabor de cada um.

6. Adicione o sal à água fervente da massa.
A regra é cerca de uma a duas colheres de sopa para uma panela grande de água. Mexa até dissolver e depois adicione macarrão.

7. Nunca lave a carne antes de fritar.
O melhor é deixar que as bactérias sejam destruídas com o óleo quente. Se você lavar, elas vão acabar indo pra dentro da carne (!).

8. A comida ficou salgada demais? Tem solução.
Um vegetal macio que tenha bastante água, como a batata, vai absorver o sal e resolver o seu problema.

9. Uma colherzinha de açúcar no molho de tomate vai muito bem.
Essa colher de chá de açúcar vai tirar a acidez e deixar ele perfeito pra qualquer prato.

10. Cuidado na hora de usar as raspas de laranja ou limão.
Tenha certeza de que você pegou apenas a casca mesmo, porque a parte branca que fica logo abaixo vai amargar a sua comida.

E por fim, um dica extra! Sabe aquela água quando você cozinha batatas ou massas? Em vez de jogar fora, deixa esfriar e reaproveite regando as plantas. Como tem muitos nutrientes, vai deixar a suas platinhas mais saudáveis <3