5 dicas para participar da política no seu dia a dia

A gente tem o costume de pensar política como algo muito grande e mirabolante, que está fora do nosso alcance e distante da nossa realidade. Ela tá sim lá nos congressos, câmaras, prefeituras… mas também tá aí na sua casa, na sua vizinhança, onde você estuda ou trabalha e no convívio com as pessoas de uma forma geral.

Então, já que é assim, vamos ser bons políticos na vida, não se acomodando com o que é fácil demais e buscando novas formas de viver numa sociedade melhor pra todos? VAMOS!

A gente fuçou no BrasilPost e destacamos 5 dicas espertas pra você tentar colocar em prática aí, fazendo boa política com as coisas que estão ao seu alcance:

#1. Faça a sua parte: Não vacile! Se você exige uma postura integra de quem foi eleito, não é legal você falar uma coisa e fazer outra, né? Se corromper com pequenas coisinhas infelizmente vão fazendo parte da rotina de muita gente, e ninguém para pra pensar. Mas é importante ficar atento e, assim então, poder ter propriedade pra cobrar dos outros. Nada de furar fila, de fingir que não está vendo um idoso pra não ceder o seu lugar, de estacionar em lugares proibidos e muito menos em vagas exclusivas para deficientes, de usar recompensas pra forçar alguém a fazer algo… e por aí vai longe. Mas o importante mesmo é se perceber que isso não é bom pra ninguém e ter a iniciativa de mudar! :)

#2. Hora de ficar atento e cobrar: Fez a sua parte aí? Então agora sim é a hora de ficar de olho no que acontece lá no governo, entender qual é a função de cada cargo e aí sim cobrar certo. São vários os meios pra você ficar ligado em tudo. Afora os jornais e blogs com credibilidade, éticos e imparciais, é sempre bom ficar atento aos sites oficiais como o Portal da Transparência, e outros sites que trazem informação de qualidade e de forma descomplicada como o Politize, que inclusive a gente super recomenda! Além ainda de poder contar com a ajudinha de apps e newsletters como esses aqui sempre à mão.

#3. Ajude a sua comunidade: Praticamente todo bairro tem a sua associação de moradores. O seu não tem ainda? Hora de reunir a vizinhança e montar uma. Lá você pode compartilhar os problemas que vê, se interar sobre o ponto de vista dos outros e buscar melhores soluções pra todos. Se você mora em um condomínio também participe das reuniões, mas não só de corpo presente. Faça parte das discussões e de ideias que possam melhorar o ambiente e o convívio.

#4. Participar do centro acadêmico: Essa é pra você estudante! As universidades sempre foram lugares de se discutir, construir e desconstruir um monte de pensamentos. As ideias borbulham lá e muitos movimentos sociais também. Procure pelos diretórios e centros acadêmicos da sua facul e fique por dentro do que está acontecendo lá no campus e também amplie a sua visão de uma forma geral sobre mundo, por que não?

#5. Foco na causa: Saber de tudo um pouco é super necessário. Mas também é bacana que você descubra qual é a causa que realmente faz sentido lutar na sua vida. Reforçar uma luta tendo conteúdo e vivência nela é fundamental pra dar a voz certa a esse movimento.

E que tal, antes de tudo, se entender melhor nessa corrente do bem? Pode esclarecer muita coisa sobre por onde se deve começar ou como prosseguir. A gente fez um quiz interativo pra você descobrir qual é o seu jeito de fazer o bem… e de quebra se divertir um pouquinho. ;)