5 dicas pra manter seus e-mails organizados

Caixa de entrada ou caixa bagunçada? E-mails parecem se reproduzir por meiose, a gente sabe. Aí controlar, organizar e responder tudo sem enlouquecer e perder horas a fio não é tarefa simples, mesmo.

Maaas pra tudo na vida, real e virtual, tem os seus truques. E aqui nada fica no rascunho, não… A gente abre o jogo e envia pra vocês os melhores deles em 5 dicas pra manter seus e-mails organizados, visualizados, respondidos e nada esquecido:

Nada de acumular: não deixe pra amanhã o que você pode fazer hoje, ou melhor, agora! Não tem porque ficar adiando algo que é só um ok, sim, não e etc. Ver aquela lista de e-mails não respondidos na caixa de entrada é desesperador, e acumular pra fazer tudo de uma vez só, pode causar confusão. Sempre que possível responda essas coisinhas simples na hora. Se for algo que exija um texto mais elaborado e que não tenha tanta pressa, tudo bem esperar quando você tiver tempo e tranquilidade pra ler e responder. Nesses casos, marcar como não lido é uma ótima dica pra nada se perder!

#Prioridades: os e-mails mais urgentes ou com temas mais difíceis e sérios devem ser lidos e respondidos primeiro de tudo na vida. Inclusive, fora do período de trabalho, apenas essas ocorrências de urgência que devem ser respondidas, senão também vira bagunça, né! ;p

Crtl c Ctrl v do bem: muitas vezes, em muitos trabalhos, pode ser bem útil um modelo de e-mail pra certas respostas ou pedidos que são padrão e que são enviados muitas vezes durante a sua jornada de trabalho. Pra isso pense num modelo caprichado, e aí manda ver no Crtl c Ctrl v pra agilizar. Mas é claro, cada caso tem que ser analisado com cuidado pra ter certeza de que esse e-mail faz sentido na situação.

Põe na pasta: as pastinhas ou as marcações por temas são excelentes formas de não se perder nos assuntos e também achar com mais facilidade aquele e-mail importante que precisa ser relido, por exemplo.

Joga fora no lixo: e-mails que não precisam ser respondidos ou que já foram e não serão mais necessários no futuro, pode apagar sem dó nem piedade. Principalmente e-mails de marcas e empresas, o ideal é apagar assim que forem lidos ou que já estiverem com tudo resolvido. Quem acumula lixo é lixeira.

Recebidas as dicas? Então a resposta ideal vem com a sua caixa de entrada linda, limpa e organizada, depois segui-las direitinho. ;)