8 sagas que você tem que ler!

As aulas começaram, mas ainda tá aquele clima de férias pairando, com a galera devagarzinho começando a pegar o ritmo? Então bora aproveitar enquanto ainda sobra tempo pra ler um livro!

Separamos aqui as sagas e livros que estão no topo da wishlist literária dos apaixonados por uma boa história de ficção e fantasia.

O reino das vozes que não se calam: escrito por Carolina Munhoz em parceria com Sophia Abrahão (isso mesmo, a atriz sensação entre o público teen!) já lançou fazendo sucesso. Confere aí a sinopse pra ter um gostinho:

Se você encontrasse um lugar onde todos o aceitassem seria capaz de abandoná-lo?

Sophie se esconde de todos e de si mesma: insegura, não consegue enxergar sua beleza e talento, e sente dificuldade em se relacionar com os outros. Seu dia a dia se perde entre os caminhos tortuosos dos que convivem com a depressão e o bullying e a jovem aos poucos vai se fechando na escuridão de seus pensamentos. Desamparada e sem coragem de lidar com seus problemas, ela acaba descobrindo um lugar mágico: um Reino onde as vozes não se calam e as criaturas encantadas se tornam reais. Um local colorido onde ela finalmente poderá se encontrar. Dividida entre a realidade e a fantasia, Sophie contará com a ajuda preciosa de um rapaz comum e uma guardiã encantada, que lhe mostrarão os segredos da alma e a farão decidir se vale a pena enfrentar seus medos ou viver em um eterno conto de fadas.”

A Mediadora: Quem já leu os clássicos da série “O Diário de Uma Princesa”, vai reconhecer de cara o nome da autora, Meg Cabot, nas capas desses livros. É isso aí, a autora saiu do conto de fadas das princesas e foi mergulhou de vez na magia da fantasia e num clima sombrio com A Mediadora.

“Falar com um fantasma pode ser assustador. Ter a habilidade de se comunicar com todos eles então é de arrepiar qualquer um. A jovem Suzannah seria uma adolescente nova-iorquina comum, com seu indefectível casaco de couro, botas de combate e humor cáustico, se não fosse por um pequeno detalhe: ela conversa com mortos. Suzannah é uma mediadora, em termos místicos, uma pessoa cuja missão é ajudar almas penadas a descansar em paz. Um dom nada bem-vindo e que a deixa em apuros com mãe e professores. Como convencê-los da inocência nas travessuras provocadas por assombrações?” 

Jogos Vorazes: História de amor entre caos e guerras é uma tendência inegável na literatura jovem! E a trilogia Jogos Vorazes tem tudo isso. Um jogo que a sua única chance de ganhar é conseguindo sobreviver a ele. Só que não se está sozinho nessa…

Crônicas do Gelo e Fogo: Com certeza você já ouviu falar da série Game of Thrones. Pois saiba que por trás desse sucesso da TV tem muitas (muitas mesmo) e boas páginas de 7 livros que formam essa história recheada de realeza, soldados, bandidos, bastardos e profecias.

Percy Jackson: Gostou do mundo incrível de Harry Potter? Então é bem provável que você mergulhe de cabeça nessa saga também. Percy é nada mais nada menos que o filho de um deus grego, Poseidon, ou seja, é um semi-deus. É lógico que tem muito mistério e missões envolvidas e desvendadas nos livros, tudo salpicado com bom humor e muita mitologia grega. E a série tem continuação, tá?! Depois de 5 livros, Percy e vários outros semi-deuses se veem novamente no meio de outras missões na série Os Heróis do Olimpo.

Divergente: com essa saga não tem nada de passado, o negócio é o futuro mesmo. O bestseller também virou filme, e gira em torno de decisão de uma garota de apenas 16 que rende muitos conflitos:

“Numa Chicago futurista, a sociedade se divide em cinco facções – Abnegação, Amizade, Audácia, Franqueza e Erudição – e não pertencer a nenhuma facção é como ser invisível. Beatrice cresceu na Abnegação, mas o teste de aptidão por que passam todos os jovens aos 16 anos, numa grande cerimônia de iniciação que determina a que grupo querem se unir para passar o resto de suas vidas, revela que ela é, na verdade, uma divergente, não respondendo às simulações conforme o previsto. A jovem deve então decidir entre ficar com sua família ou ser quem ela realmente é. E acaba fazendo uma escolha que surpreende a todos, inclusive a ela mesma, e que terá desdobramentos sobre sua vida, seu coração e até mesmo sobre a sociedade supostamente ideal em que vive.”

Dezesseis Luas: pra satisfazer as vontades literárias de quem ama um mega romance cheio de elementos sobrenaturais a la Crepúsculo, essa série é um prato cheio. Os livros contam o desenrolar da história de um garoto que finalmente encontra a garota que vinha atormentando seus sonhos há tempos. O que ele descobre é que ela tem poderes e mistérios que a atormentam há muito mais tempo e muito mais intensamente.

John Green : Tá, não é uma saga, não é uma série de livros, mas a gente tá indicando mesmo todos os livros do autor. É John Green, pode ler sem medo que vai ser muito bom! Ele tem o mega sucesso A Culpa É Das Estrelas, e vários outros livros com histórias apaixonantes e envolventes como Teorema Katherine; Will & Will; Cidades de Papel; Quem é você, Alasca?; Deixe a Neve Cair, sendo que os três últimos são promessas de virar filmes também! Dedinhos cruzados.

Empolgou? Quer saber mais? Ah, o resto só dá pra saber lendo e mergulhando na mágica desses livros mesmo. ;p