Corra para participar da Maratona Cultural

Quer uma dica esperta? Prepare-se para correr que a Maratona Cultural está aterrissando na Ilha de Florianópolis e você vai ter que estar em forma para acompanhar todos os eventos.

No dia 23 de março é dada a largada: tem teatro, shows, música, oficinas… Tudo isso divido em quatro espaços: Parque de Coqueiros, Praça XV/Catedral, Teatro Pedro Ivo e Cor Galeria. Uma indicação bem interessante para você começar com pé direito a Maratona é dar um pulo na Cor Galeria, na exposição Figurativos Criativos – Um Encontro de Gerações. A mostra promete reunir vários talentos catarinenses, incluindo o nosso designer Joelson Bugila, o famoso Salsa. Aproveitando a deixa, fizemos até uma entrevistinha rápida com ele para trazer informações exclusivas por aqui:

Imaginarium: A Exposição Figurativos Criativos – Um encontro de gerações, reúne o trabalho de diversos artistas catarinense. Quais obras suas você decidiu expor e por quê?

Salsa: Com orientação da Curadoria, escolhemos três trabalhos que mostram as diferentes habilidades do artista, como: um cubo de 60 x 60 cm com esferas pintadas que já foi exposto em Porto Alegre, na Exposição Arte ao Cubo e duas colagens com pinturas.

Esta exposição é uma forma de mostrar as gerações artísticas da cidade, nas obras de consagrados e iniciantes, para analisar a diferenças em técnicas e na forma representativa do figurativo.

Imaginarium: Artistas estão sempre a procura de novas inspirações e novos ares, para constantemente se reinventar. Quais são suas atuais referências? Como você define seu estilo?

Salsa: Eu me inspiro no cotidiano. Na forma e maneira que vou vivendo, adquirindo experiência na vida em si, eu acabo passando para meus trabalhos. Seja de alguma vivência, seja de alguma experiência em alguma cidade, ou uma nova amizade, nada é descartável quando se fala em inspiração. As experiências são somatórias, fazendo que quando estamos em um estado de espírito, conseguimos refletir na arte. O urbano e a vida urbana sempre estiveram presentes, pela ligação forte que tenho com a rua, o trânsito, as cidades e os deslocamentos, defino meu estilo como misturas do urbano.

Imaginarium: Para finalizar, uma pergunta sobre a Maratona Cultural. O evento fomenta um movimento cultural em Florianópolis talvez nunca visto antes, pelo menos não com tamanhas proporções. Quais são suas expectativas quanto à Maratona e o que você acha que ela está trazendo e ainda vai trazer para Floripa e os artistas locais?

Salsa: É sempre um prazer estar participando de eventos que mobilizam a arte. Este é o propósito, fomentar a cultura na cidade, tornar acessível, dar oportunidade para as pessoas que não se interessam e passar a ter interesse.

Deu muita vontade de ir? Prepare-se que o sentimento vai crescer mais ainda… Nos outros dois dias, 24 e 25, a Maratona promete movimentar a cidade, trazendo eventos em outros ambientes como TAC, Beira Mar Norte, Escadaria do Rosário… Vale a pena visitar a programação no site oficial para não sei perder, é muita coisa boa!

Nos vemos por lá! ;-)