Aquecendo os corações com: pimenta pra todos os gostos!

Quando o assunto é aumentar a temperatura, a gente pode: usar o aquecedor mesmo, cobertas fofinhas, o pet quentinho no colo ou alternativas mais… sexys. Afinal de contas, Netflix é bom, mas amar o seu amor também. E se tem um ingrediente que ajuda nessa missão, é a pimenta.

Ardiiida que só ela, essa fruta (sim, é uma fruta!) aquece o corpo inteiro por causa da capsaicina, a substância que faz tudo arder. Wilbur L. Scoville foi o farmacologista que descobriu que, dependendo da concentração de capsaicina, o grau de ardor da pimenta mudava. Sim, o ardido da pimenta é ciência exata. ;)

E nessa escadinha de ardência, quem apostava que a malagueta era rainha, perdeu! Dá uma olhada nas pimentas mais famosas e no seu grau de picância:

  1. Pimentão: ok, parece piada, mas também é uma pimenta, sabia? Tem grau 0 de picância, ou seja: tranquilíssimo. Pra quem já tá com o namoro devidamente aquecido, que tal um pimentão recheado?
  2. Pimenta Biquinho: tem grau 0 de picância, por isso é tão adorada nas saladas e em conserva. Pra acompanhar o pimentão, se o seu crush não precisar de ajudinha pra pegar fogo.
  3. Dedo-de-moça: com grau 2 de ardência, serve pra dar um up no jantar. Perfeita pra quem não tem muita tolerância com as mais ardidas.
  4. Jalapeño: famosíssima no México, essa pimenta já é mais difícil de comer. Tem grau 5 de ardência e combina com pratos como chilli e guacamole. Mas vá com calma!
  5. Tabasco: não é o molho, mas ele é feito dela. Tem grau 6 de picância: a temperatura está subindo. Pega o copo d’água! ;)
  6. Cayenne: também tem grau 6 de ardência, assim como a Tabasco, mas é mais fácil de ser achada em pó. Pra dar aquele toque final na hora de servir o prato, sabe como é?
  7. Malagueta: finalmente, ela por aqui! Super forte, tem grau de picância 7. Três gotinhas dela em conserva são suficientes pra causar um suadouro daqueles (o que pode vir muito a calhar, hein?).
  8. Habanero: mais picante que a malagueta, se é que a gente consegue sentir alguma coisa depois dela, tem grau de picância 8!
  9. Trinidad Scorpion: campeã das campeãs, a diferentona das pimentas, rainha das rainhas, é a única catalogada com grau de ardência 9 (!) no mundo. Ou seja: campeã invicta mesmo. Os olhos chegam a marejar só de pensar.

Se você exagerar, segue nossa dica: uma colher bem cheia de iogurte natural na boca. Corta a ardência na hora. Mas tem que ficar com um pouco na boca, se engolir, volta a sofrência. Por isso o molho soeur cream, das comidinhas mexicanas, é tão perfeito: ele leva iogurte. Rá! Viu quanta cultura?

Agora, faça o favor de preparar um menu gostoso e apimentar no nível que você e seu amor estiverem querendo. E que não faça frio nesse inverno. ;)

Crédito da imagem: | 1 |