Se você gosta destas séries, vai adorar estes livros

Viciante: esse é o melhor adjetivo pra descrever as nossas séries favoritas! Às vezes o vício é tanto que parece não sobrar tempo para mais nada, não é? O hábito da leitura, então, passa longe!

Foi por isso que a gente resolveu unir livros + séries. Como? Pedindo a ajuda da Raquel Costa de Carvalho, psicóloga, leitora assídua e colaboradora de blogs sobre livros. Ela indicou vários que não só tem temas parecidos com as suas séries mais amadas, como também são tão viciantes quanto elas! ; )

Vem cá ver as dicas dela:

1- Se você gosta de 3% e Stranger Things, você vai gostar de ler Jogador Nº 1, do Ernest Cline

Este livro é o casamento perfeito entre a modernidade e competição de 3%, e a deliciosa nostalgia dos anos 80 que amamos em Stranger Things. Neste livro, que se passa nos Estados Unidos em 2044, o único refugio da pobreza, poluição e violência é o OASIS: um mundo virtual em que as pessoas podem criar toda uma segunda vida, trabalhando, fazendo amigos e se  divertindo em um lugar bem longe da realidade. E a promessa de uma vida melhor está lá mesmo: quem encontrar o prêmio final a partir dos desafios baseados na cultura pop dos anos 80 ganha controle total do OASIS. Cheio de mistérios e aventuras, intrigas e amizade, este livro vai agradar todos os gamers, nerds e entusiastas dos anos 80 de plantão.

Série e livros (1)

2- Se você gosta de Supernatural e Sherlock, você vai gostar de Frente de Tempestade, do Jim Butcher

O primeiro livro da série Os Arquivos Dresden, Frente de Tempestade, é a combinação do mundo supernatural dos irmãos Winchester com a astúcia para descobrir mistérios do detetive mais famoso do mundo. Assim como Sherlock Holmes, Harry Dresden é um investigador muito observador e meio babaca – do tipo nada politicamente correto – que ajuda a polícia de Chicago a solucionar crimes especiais. A diferença entre eles é que os casos para os quais Harry é consultado são sobrenaturais, envolvendo vampiros, fadas, lobisomens, demônios e o que mais você conseguir pensar. Ele não chega a ser tão incrivelmente inteligente quanto Sherlock, mas isso é compensado pelo fato de ele ser um feiticeiro poderoso, com um instinto muito aguçado para o sobrenatural. Harry é um tanto patriota no começo, é verdade, mas a presença de mulheres fortes à sua volta (a incrível Karrin Murphy em especial) equilibrou a equação para mim. Divertido e cheio de personagens marcantes, estes livros podem ser lidos de maneira independente, já que contém um mistério completo em cada um.

Série e livros (2)

3- Se você gostou de Black Sails e Prison Break, você vai gostar de As Mentiras de Locke Lamora, do Scott Lynch

Quando Prison Break foi lançado, lá em 2005, a coisa que me fez virar fã da série foi a engenhosidade dos planos mirabolantes de Michael. Já Black Sails cativa por seus heróis, anti-heróis e vilões vivendo em um mundo onde os navios e a pólvora são as mais novas tecnologias. As Mentiras de Locke Lemora é um encontro maravilhoso desses dois mundos. Locke Lemora é um herói de moral duvidosa, um golpista profissional com o coração de ouro. Ele só rouba dos ricos, e morreria por qualquer um dos membros da sua “família” – uma gangue de outros especialistas do mundo do crime. Toda a série se passa em uma era muito remanescente de Black Sails, e em um mundo não exatamente igual, mas muito similar ao nosso; e este também é parte de uma série em que cada livro tem uma história com começo, meio e fim. Engraçada, esperta e envolvente, esta série de livros fantásticos vai te surpreender até a última página.

Série e livros (3)

4- Se você gosta de Game of Thrones e Pretty Little Liars, você vai gostar de Queda dos Reinos, da Morgan Rhodes

É claro que você pode simplesmente ler As Crônicas de Gelo e Fogo, se você quer mais do mundo incrível de Game of Thrones. Porém, se você gosta de acompanhar intrigas políticas na corte e guerras mágicas entre reinos, mas acha Game of Thrones um pouco violenta ou explícita demais pra você, Queda dos Tronos é exatamente o que você procura. Famosa por ser a versão adolescente de As Crônicas de Gelo e Fogo, Queda dos Reinos agrada o público jovem adulto por ser menos violenta sem ser menos dramática ou brutal. Sim, aqui todos os seus personagens favoritos também estão a perigo! E assim como em PPL, nunca sabemos em quem confiar. Acompanhamos os jovens Cleo, Jonas, Lucia e Magnus, todos lideranças nos seus respectivos reinos, a medida que eles se envolvem na guerra pelo comando de Mítica. Aqui a magia também acabou de despertar depois de anos de paz, trazendo novas peças para esse jogo político e desvendando uma teia de falsidades. Diferente das outras séries que recomendei até agora, esta você precisa ler todos os livros para saber o que acontece no final. Mas é tão viciante que passa rapidinho!

Série e livros (4)

5- Se você gosta de The Originals e The Walking Dead, você vai gostar de Deuses Americanos, do Neil Gaiman.

Este livro não tem vampiros nem zumbis, mas tem todo o suspense e angústia de The Walking Dead, e personagens tão imponentes e impiedosos quanto The Originals. Em Deuses Americanos nós seguimos a história de Shadow, que acabou de ser solto pelo sistema prisional americano porque sua esposa e melhor amigo foram mortos em um acidente de carro. Sozinho e sem esperanças, Shadow caberia como uma luva no cenário de The Walking Dead. Já Mr. Wednesday, o misterioso golpista que contrata Shadow como capanga, tem de fato poderes muito além do que suspeitamos. Assim como nas séries que mencionei, a brutalidade e a beleza dos seres humanos – e das divindades que criam – é o foco deste livro hipnotizante.

Série e livros (5)

E se até agora eu não te convenci que vai valer a pena tirar os olhos da telinha para ler, você pode esperar as adaptações destes livros chegarem à tela – como Jogador Nº1 e Deuses Americanos, que estreiam no cinema em 2018 com direção de Stephen Spielberg, e no canal americano Starz com um elenco de peso em 30 de Abril, respectivamente. Fazer o quê? Se não pode vencê-los…