Bem-vindo à realidade! 5 Dicas pra ir bem no 1º emprego – #TeamBia

A rapadura é doce, mas não é mole não!

Pra quem tá começando a encarar o desafio do primeiro estágio, eu tenho uma notícia pra você: até no emprego mais legal do mundo haverá momentos de stress e confusão, aceita isso que fica mais fácil.

Antes de conseguir o tão esperado 1ª estágio/emprego você precisa fazer seu CV – Curriculum Vitae, e sério, e por favor, sem mentiras e exageros! Se você não é fluente em inglês, não diga isso, se o seu intercâmbio durou 2 meses, não aumente pra 2 anos! E não, ninguém quer saber que você ficou em 1ª colocado nas olímpiadas de matemática da escola ou quem foi sua professora na 5ª série.

Um bom CV precisa ter: seus dados pessoais – nome, email, telefone, o curso e período que está cursando, seu objetivo – aqui vale falar que tem mais interesse em tal área, todo mundo sabe que você quer ter uma oportunidade para aprender, e no fim, coloque outros cursos como inglês, intercâmbio, algum curso de computação. Reza duas vezes e envie seu CV para as agências de estágio, ou diretamente para a empresa que está selecionando.

Foi chamado pra entrevista? Não transpira, respira e calma! Ninguém vai morrer, nem te morder. Aqui vale a mesma regra do CV, seja sincero, exponha os motivos que te levaram a escolher e tentar a vaga para aquele estágio, diga seus objetivos, conte o que tem interesse em fazer, o que quer aprender.

Passou na entrevista? Siga essas 5 regras pra se dar bem:

1.       Escute

Escute tudo e a todos, você está ali para aprender, então aproveite para extrair todo o conhecimento que puder. Questione, pergunte, interaja.

2.       Tenha paciência

Se a ideia foi reprovada, se a planilha não ficou como deveria, se houve um erro: pergunte o porquê e refaça. Em outro momento, você terá uma ideia ou fará algo e será reconhecido por isso! Tenha calma, todo mundo já refez trabalho.

3.       Não fique de conversinha

Não seja um leva e traz de informação entre departamentos, não crie confusão. Uma coisa é conversar com todos da empresa, outra bem diferente é fazer fofoca. E regra de ouro: seu depto é sua família, e a gente não fala mal da família para os outros.

4.       Nem todos os jobs serão lindos

Aceitar isso torna as coisas mais fáceis. Porém, fazer algo incrível com uma tarefa legal é teoricamente, fácil; fazer algo incrível com uma tarefa chata é mais difícil, então arregace as mangas e dê o seu melhor, é a hora de brilhar.

5.       Dê crédito

Assuma a participação de outros em um job que você fez. Você ganha muitos pontos por isso!

De uma maneira geral, eu acho que essas dicas servem para quem tá começando em qualquer área. Mas se você quer tentar a área criativa de publicidade e propaganda, eu recomendo fortemente a leitura do Manual do Estagiário do Mohallem. Ah, se você não conhece, acho bom começar a sacar o trabalho de um dos melhores redatores do país.