Como fazer uma planilha de gastos
Cê quer fazer uma viagem, mas não sabe nenhum lugar que aceite só R$3 pra passagem e hospedagem. Hehe. O Natal tá logo ali (sos!) e você já tá se descabelando pensando em comprar presentes pra todo mundo? Não adianta: a gente precisa se organizar pra fazer tudo o que quer. Trocar de bike? Roupitcha nova? Isso só rola se você fizer o famoso planejamento financeiro.
Então, se você quer ver mais “transação aprovada” sem suar frio enquanto espera o “processando” do cartão de débito, bora aprender como fazer uma planilha de gastos e organizar essas finanças aí! Mas relaxa que não é tão difícil quanto parece.
- Faça uma planilha
Pode ser no Excel ou até no Google Drive que já mantém tudo online. Ou no papel mesmo, se você for oldschool.
- Liste as despesas que rolam todo mês
Aqui a ideia é se preocupar com as contas que não erram de endereço e chegam todo mês na sua caixinha de correio. Aluguel, condomínio, conta do celular, etc. Melhor deixar só o que acontece todo mês e é sua prioridade. Bar e balada não é prioridade, né? :P
- Coloque todos os meses do ano na planilha
Agora é hora de listar os custos de cada uma dessas despesas fixas. Se você manjar dos paranauês, já pode até inserir uma fórmula de soma que calcula os custos. Se não, você soma na calculadora mesmo, não desespera!
- Compare quanto você gasta com quanto você ganha (ou quer ganhar)
Sabendo quanto você precisa todo mês pra manter as contas, você sabe quanto você pode gastar. Quer dizer, se nessa conta de gastos mensais tá igual ou maior que seu salário, você tá gastando mais do que deveria. Simples, a gente sabe. Mas muitas vezes a gente esquece de ver o todo assim, de longe.
Outra coisa legal da planilha é que você vê certinho onde poderia estar gastando um pouco menos, como na conta do celular, na assinatura do Spotify ou Netflix, quem sabe? Ok, Netflix é essencial. :p Desse jeito você pode economizar com coisas que não usa pra sobrar uma graninha fim do mês.
- Coloque na lista de gastos uma poupança
Não espere SUA boa vontade pra guardar um dinheiro, sabe como é, né? Programe nas contas mensais um dinheirinho pra poupança. Dá até pra programar uma transferência automática todo mês, pra você nem ficar na preguiça de fazer isso. Começa com pouquinho, R$50 tá bom se você tá na pindaíba. :P
Viu só? Não é tão difícil quanto parece! Agora é todo mês ir ali e preencher, somar e guardar seu rico dinheirinho. Pra depois você poder comprar suas outras coisas sem culpa, sem entrar no cheque especial, como um verdadeiro adulto! D: Haha.