Destaques nos Mercados Públicos do Brasil

(Estávamos com este post pronto, quando ficamos sabendo do incêndio no Mercado Público de Porto Alegre. Triste, muito triste. Desejamos de coração que em breve tudo seja reconstruído e os danos causados sejam reparados aos poucos).

Os Mercados Públicos das cidades são aqueles lugares históricos onde a gente vai mais que comprar coisas típicas da região, vamos dar uma passeada pela história do lugar. Um dos principais produtos são, claro, as comidas! Mas alguns deles têm pequenos bares, artesanatos específicos, entre outras coisas que você só encontra por lá. Em geral, as pessoas que trabalham por ali também são ótimas para conversar e contar histórias sobre a cultura. A gente separou alguns produtos que merecem destaque em alguns mercados pelo Brasil, saca só:

– São Luís do Maranhão: beba tiquira (bebida típica), compre artesanato de fibra de buriti e trufas de cupuaçu e bacuri.

– Floripa: o Box 32 é um barzinho onde você deve pedir um bolinho de bacalhau com cerveja. Não tem gringo que resista. ;)

– São Paulo: aposte no famoso sanduíche de mortadela.

– Recife: não deixe de conhecer a tal macaxeira com charque.

– Belo Horizonte: invista no queijo de minas, goiabada cascão, pão de queijo, cachaça e prove ainda as famosas iscas de fígado com jiló.

O que você adicionaria nessa nossa listinha? Qual a especialidade do mercado público da sua cidade?

Imagens via Google Imagens