Dicas para um vinil perfeito: onde comprar, como escolher e como cuidar dos LPs
Dos clássicos usados e raros aos lançamentos: não importa, o que a gente quer mesmo é o LP preferido tocando na nossa vitrola. Depois de um tempo com tímidos lançamentos de artistas novos, o disco de vinil ganhou as graças dos artistas (principalmente os independentes). Qualidade de som, um formato maior que permite um encarte mais interessante e o saudosismo conquistaram os artistas e a gente, público. Ou seja: um prato cheio para nosso lado hipster dar uma piradinha!
Para você que também está pensando em entrar nessa turma, vem ver as dicas que separamos:
- Os lançamentos são facilmente encontrados em livrarias, lojas especializadas em música e lojas online. Vêm lacradinhos, com cheiro de novo. Se o disco estiver aberto, confira o estado dele (falamos mais ali embaixo). Provavelmente vai estar lacrado por ser novo, então é só sucesso!
- Para quem quer um disco mais robusto e com maior qualidade, as versões de 180 gramas são o caminho certo. Mas isso não significa que as versões normais sejam piores. Aqui tem muito o sentimento de colecionador. ;)
- Já quem gosta de garimpar um clássico pode usar e abusar de sebos e feiras de vinil.
- É muito importante não se empolgar apenas com o preço, mas analisar o estado do disco usado na hora da compra. É bem fácil: veja se ele tem arranhões, marcas, se ele está torto ou empenado em algum ponto. Se tiver arranhões muito sutis, um dos truques é passar o dedo: se você não sentir, provavelmente o disco não vai pular. Mas isso não é garantia, tá? Só um truque, e você vai pegando a manha com o tempo. ;)
- Depois de levar os discos pra casa, uma coisa importante de se fazer de vez em quando é limpar os LPs. A medida mais simples é borrifar um pouco de água e em seguida secar o LP. Passe uma flanela dessas de limpar óculos, bem macia, delicadamente e em sentido anti-horário. Como a leitura do som é pelos sulcos gravados do vinil, garantir que eles está limpinho é igual a um som mais limpo também.
- Na hora de guardar: deixe eles em pé, não na horizontal um por cima do outro. Desse jeito o peso pressiona uns sobre os outros e pode ter atrito e riscar seus LPs queridos. Em pé, igual nas feiras, ok? ;)
Agora que você é um expert em LPs, é só se jogar na busca dos discos favoritos pra ouvir. E claro, garantir uma vitrola que combina com sua casa (dica: nós temos, clica aqui pra você ver).