5 dicas pra economizar (e ter mais de três reais na conta no fim do mês)
Que o mundo adulto uma hora chega, isso a gente já percebeu. Os boletos tão ali, batendo na porta todo mês, tem correria de banco e daqui a pouco você tem até contador e não notou. :p Pra gente não precisar fazer drama (a sério, porque na zoeira a conversa é outra) sobre boletos que não conseguimos pagar e ter só R$3 pra terminar o mês, que tal aprender a economizar? Assim, com dicas fáceis, que todo mundo consegue por em prática pra você assinar o atestado de adulto de uma vez. :p
Então papel, caneta e tesoura sem ponta na mão pra anotar essas 5 dicas pra economizar certeiras:
- Fazer uma planilha de gastos e receitas
Pode ser num caderninho ou no Excel, mas você precisa saber quanto ganha por mês e quanto gasta. Aí vale anotar tudo que você tiver de contas fixas. :)
- Eliminar contas fixas possíveis
Depois de listar tudo, você provavelmente percebeu que assina tv a cabo mas só assiste Netflix. Ou que o plano de celular tá muito caro. Ou que tem coisas que começou a assinar e nem lembrava mais. Dá pra cancelar tudo, mudar de plano pra opções mais baratas e que combinam mais com sua vida.
- Listar o que você quer (sem pensar no dinheiro)
Uma viagem diferentona, um carro ou um guarda-roupa novinho, você que escolhe. O importante é saber o que exatamente você quer. Aí é só pesquisar quanto custa, quanto dinheiro você precisa economizar por mês e em quanto tempo você vai conseguir o que quer. E, claro, seguir a meta.
- Ficar de olho nas promoções
Se na listinha de coisas que você quer tem produtos, a dica é ficar de olho nas lojas pra aproveitar as promoções. Vale colocar um lembrete, assinar a newsletter ou dar uma volta no shopping e dar aquela espiadinha de vez em quando.
Psiu: aqui ta rolando altas promo, já viu?
- Manter uma poupança
Erro: “o que sobrar do salário eu guardo esse mês”. Sabe quando vai sobrar? Nunca! :p Calma, calma, nem tudo tá perdido. O ideal pra ter uma poupança é criar uma transferência programada pra todo mês. Pode ser só R$50 no começo, pode ser mais se você tiver generoso e os planos forem ambiciosos. Assim você não precisa ir lá fazer a transferência, não dá desculpa, não atrasa e passa a encarar a poupança como uma conta (que pre-ci-sa rolar todo mês).