Dicas sobre como viajar com animais

As viagens rápidas de verão (ou primavera, por enquanto) estão batendo na nossa porta, e se você tem um bichinho, pode querer levar o parceiro pra curtir uma folguinha também. Se esse é o seu caso e você vai viajar com seu bichano, prepare-se. Pras viagens curtas de final de semana com a galera e de carro, leve seu cachorro na caixinha de transporte pela segurança. Se ele for bem calminho, dá pra ele ficar deitadinho no banco.

Viagens de ônibus podem ser feitas sim, mas a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) pede que o animal esteja com a vacinação em dia e com um atestado emitido pelo veterinário. Tem que ver com a empresa que você for viajar, cada uma tem suas exigências (algumas cobram um valor, têm limite de tamanho, essas coisas).

A viagem mais complicada é a de avião. Os pedidos mais comuns são: #1 atestado de saúde fornecido pelo veterinário no máximo 3 dias antes da viagem; #2 certificado de vacinação antirrábica (que tem que ser feita 30 dias antes do embarque); #3 para as viagens internacionais, atestado zoo sanitário internacional emitido pelo Ministério da Agricultura. Ainda assim, dependendo do lugar eles podem pedir coisas como visto do animal (que chique esses pets, né?) ou microchip.

Pra mais informações, esse guia é super completo e você pode tirar todas as dúvidas, pra viagem ser super tranquila e gostosa (pra você e pro bichinho!).