Diferentes tradições pra virada do ano em 7 países do mundo

Roupas brancas, lingerie colorida, fogos de artifício, brindes de champanhe, pular 7 ondas, comer 7 romãs e guardar a semente na carteira, ter lentinha na ceia… tradições pra virada do ano são o que não faltam!

E pra seguir no número característico das superstições, selecionamos 7 costumes em diferentes países do mundo que fogem do nosso padrão, mas que podem ser um bônus pra sua sorte de ano novo! Confira:

Dinamarca: se alguém quebra um prato na porta da sua casa, você diria que é um amigo ou claro que não? Pois é, mas na Dinamarca essa tradição de réveillon simboliza a mais verdadeira amizade. Ou seja, quanto mais cacos de vidro você tiver na sua porta no dia 1º de janeiro, mais amigos você tem. O bom é que já dá pra extravasar junto, né?! E eles gostam mesmo de liberar a energia, porque outro costume é à meia-noite subir em uma cadeira e pular o mais alto que puder pra espantar os maus espíritos.

Colômbia: pegar uma mala vazia e sair só pra dar um rolê no quarteirão parece coisa de louco? Mas na virada do ano é permitido de tudo pra trazer coisas boas, e essa superstição, muito popular entre os colombianos, tem como o objetivo principal trazer muitas e boas viagens pro ano seguinte. Os viajantes de plantão podem tentar essa, hein!

EUA: zerou o relógio? É o momento de dar um beijaço no seu amor ou naquela pessoa que você tá a fim. Outro costume é correr pra Times Square e acompanhar a contagem regressiva da bola de réveillon que chega ao chão quando dá exatamente meia-noite.

Escócia: os escoceses chamam de Hogmanay a festa de passagem de um ano para o outro, e a principal tradição é o first-footing, que é sair de casa em casa cumprimentado os amigos e presenteando-os geralmente com uma bela garrafa de whisky, pra brincadeira ficar beeem tradicional mesmo! E a primeira pessoa que pisar na sua casa (com o pé direito, por favor) será a responsável por trazer sorte lá pra dentro (já começa pelo presente, né?), por isso acontece uma correria mega divertida na hora da virada.

Rússia: e falando em correria, a Rússia não fica nada atrás nesse quesito. Assim que zerarem os relógios, as pessoas correm pra escrever um desejo num papel, queimar, colocar dentro de uma taça de champanhe e virar tudinho antes das 00:01. Ufa! Ai do desejo se não se realizar depois dessa, viu!

Nova Zelândia: para os neozelandeses, a festa não é pouca e tem direito a uma galera batendo panela na rua o mais alto que puder. É, nesse caso não é muito recomendado fazer isso fora dos territórios da Nova Zelândia, né não?! ;P

Japão: por lá o pessoal fica rindo à toa com o objetivo de começar o ano super bem e só atrair coisas felizes. Muito bom, né?! Outro hábito é pendurar cordas de palha de bambu na porta de casa pra afastar coisas ruins, trazer ainda mais felicidade e purificar o ambiente.

E você, tem algum costume de ano novo que é só seu? ;)