Glossário de chás pra vó nenhuma botar defeito!

O chá é nada mais nada menos que a segunda bebida mais consumida no mundo. Sim, ele só perde pra água, é claro. Essa bebida, que pode acalmar, ajudar a curar doenças e melhorar sintomas, geralmente tem um sabor suave que amamos. Mas vamos começar com uma curiosidade: teoricamente, a gente só poderia chamar de chá as bebidas derivadas da Camellia sinensis. É ela que dá origem aos chás branco, verde, preto e oolong. As outras bebidas seriam só “infusão”, mas a gente acabou chamando tudo de chá também.

Melhorar um desconforto ou acompanhar um bolinho: tanto faz, tem chá pra todos os tipos de funções e gostos. Selecionamos os principais chás nesse glossário suuuper legal, espia só:

  1. Branco: feito de brotos e flores da Camellia sinensis. É o queridinho das dietas porque tem cafeína e outros estimulantes para agitar o metabolismo. Também tem poder diurético, então ajuda a desinchar. E também é super gostoso, principalmente se feito com alguma fruta como romã ou maçã.
  2. Camomila: um chá suuuper calmante, bom para quem tem insônia e pra quem teve um dia agitado. Também tem poderes anti-inflamatórios e é indicado pra quem tem cólicas. Tem um sabor muito gostoso que combina muito com um bolinho da vó. ;)
  3. Capim-limão (erva-cidreira): quem é que nunca tomou um chá de erva-cidreira pra dor de barriga, hein? Esse chá é ótimo pra isso. Também é calmante. Seu cheiro e gostinho levemente crítico e adocicado são perfeitos com um bolo de milho.
  4. Gengibre: é pra quem é duro na queda! O gengibre é super picante e forte. Normalmente a gente adiciona gengibre em misturas de outros chás pra potencializar seus efeitos. Sabe aquele chazão anti-gripe da mamãe que cura tudo? Pois pode apostar que tem gengibre lá.
  5. Hibisco: sabe aquele azedinho dos chás de frutas vermelhas? É do hibisco. Fica maravilhoso misturado com outras frutas e servido gelado. Além de gostoso e levinho, também tem função anti-inflamatória e diurética (ótimo pra desinchar).
  6. Jasmim: o chá de Jasmim é calmante e muito tradicional no mundo asiático. Tem um sabor bem suave e combina com doces ou para ser tomado logo depois do almoço.
  7. Preto: se você, por alguma ventura, não quer tomar café hoje, o chá preto é um substituto e tanto. Ele é usado como base de várias misturas: com óleo de bergamota, jasmim, lavanda. Super forte, bem amargo e tem cafeína pra dar e vender. Na Inglaterra é costume tomar o chá preto com leite. Fica a dica para testar.
  8. Verde: talvez o chá mais famoso do mundo. O chá verde também é amado pelos seus inúmeros benefícios pra saúde: diurético, antioxidante, digestivo, controla a pressão arterial, ativa o sistema imunológico. Uma verdadeira xícara de saúde. ;)

A gente, que não é bobo nem nada, já tá com a água na chaleira pra fazer um chá bem gostoso. E pra servir essa bebida incrível, usamos o elegantérrimo Conjunto de Chá Flores e Linhas, que vem com uma xícara e um bule em uma estampa delicada. Vai ser um charme servir o seu chá matinal.

E não acabou ainda não: as sacolas da campanha Mãe Melhor Colo vêm acompanhadas com uma tag especial com sachês de chás deliciosos da Dr. Oetker. Mas fica o aviso amigo: as tags são limitadas, ok? Não vale para a loja virtual, então simbora dar um pulo em uma loja Imaginarium pertinho de você. ;)