Hora do chá: para que serve cada tipo
Tem problemas que só uma xícara de chá resolve, né? E quem não aproveita essa maravilha tá perdendo: são naturais, não agridem o corpo, deixam a nossa saúde uma belezura e têm pra todos os gostos (dos mais docinhos aos mais amargos). <3
Cada tipo tem um benefício pra gente, mas pra aproveitar beeem as propriedades terapêuticas de cada um é bom comprar cada erva a granel e preparar por infusão:
– se tiver caule e casca da planta, ferva a água com elas de 2 a 5 minutos;
– juntar com a água fervente e manter a mistura abafada por 3 minutos;
– antes de servir, jogue água quente na xícara pra ele ficar quentinho por mais tempo!
Agora que você já sabe como fazer, bora descobrir o que cada chá tem de bom?
Chá verde
Esse é o que a gente chama de chá de verdade e vem da planta Camellia sinensis. Ele tem cafeína e muita gente acha o gosto bem amargo – a dica é combinar com ervas e frutas. Uma das características dele é que é antioxidante e evita a destruição das células, o que traduzindo quer dizer que combate ao envelhecimento do corpo e da pele.
Chá preto
É o mesmo que o chá verde, mas nesse caso a erva é torrada e com isso o sabor fica mais suave.
Camomila
Você provavelmente já ouviu falar que ele tem efeito calmante, né? Ele ajuda a acalmar os nervos e ainda dá aquele empurrãozinho na hora de relaxar pra dormir. Seguindo nessa linha, também é um bom aliado contra a TPM. Ah, ele também facilita o processo digestivo. Então que tal incluir um xícara no dia a dia depois das principais refeições?
Tá achando que acabou? Também é anti-inflamatório e pode ajudar a diminuir o inchaço e o aspecto roxo das olheiras. É só compressas de chá frio por 10 minutos.
Boldo
O sabor é amargo e não agrada tanta gente, mas pra função digestiva, vai nele que dá certo (azia, gastrite, etc.). Só que é preciso tomar com moderação, porque ele é forte e o excesso pode levar à irritação no estômago.
Hortelã
É refrescante, é leve, fica bom quente, fica bom frio! Esse já tem muitos fãs, né? E pra melhorar é rico em cálcio e vitamina B e melhora enjoos, dor de cabeça e até a ressaca. Ah, e ele consegue diminuir os gases que se formam no intestino, então já é mais um aliado pra cólicas e desconforto no abdômen.
Gengibre
Veio do oriente e já é um queridinho aqui, né? Tanto que é bem comum ver gente juntando gengibre na água. Pro chá, não precisa descascar, é só fazer a infusão na água quente. Ele fortalece o sistema imunológico e impede que os vírus entrem nas células e se instalem no organismo. Por isso é bom pra combater a dor de garganta, resfriados e congestionamentos nasais.
Alecrim
Não é fácil encontrar um chá que faça bem pros dentes, mas é o caso do chá de alecrim. Ele tem efeito anticáries e também combate anemia e gripe. E a melhor parte: é fácil de ser plantado e se adapta a qualquer cantinho.
Canela
É termogênico e transforma as calorias em energia. É anticoagulante natural e acelera a circulação, o que é bom pra evitar doenças cardíacas e também pra aliviar cólica menstrual (porque faz a menstruação descer mais rápido).
Hibisco
É uma flor fácil de ser encontrada, as folhas são ricas em cálcio e magnésio e já é adoçado naturalmente. É feito com a infusão da pétalas secas e controla o nível do colesterol e a pressão arterial.
Amora
Esse controla o nível de glicose no sangue e o colesterol alto e também é ótimo pra mulheres mais velhas, já que ameniza os sintomas da menopausa (combate o calor excessivo)+
Pronto! Agora você tem mais um monte de motivos pra apreciar um chazinho! ;)